2020 em Unaí não teve tapetes nem procissão no dia de Corpus Christi

0

Corpus Christi é uma expressão latina que significa “Corpo de Cristo”. É uma festa cristã baseada em tradições católicas. É realizada na quinta-feira (hoje 11 de junho) seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “festa de preceito”, isto é, para os católicos é obrigatório participar da missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo Todo” no pão consagrado. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 11 de agosto de 1264.

Em Unaí, nesse ano não foram realizadas procissões, a confecção dos tapetes e procissão tradicional no centro de Unaí são obras da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo pároco frei Geraldo. Além de ser um evento religioso, o momento sempre trouxe a arte em forma de tapetes, conhecidos como florais de sal, ou santos, entre outros nomes.  

Reportagem e fotos: José Ney Lopes

Fotos do evento em 2019