ACE e CDL de Unaí elaboram programa de combate aos efeitos do Coronavírus no município

0

A Associação Comercial e Empresarial (ACE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Unaí lançarão nos próximos dias o programa de combate aos efeitos causados pela Covid-19 no município.

A iniciativa, que tem como objetivo conscientizar acerca da responsabilidade de cada um no combate da Covid-19, respeitando as orientações e medidas preventivas determinadas pelos órgãos de saúde e pelo poder público, pretende ainda impulsionar a economia de Unaí por meio do comércio e dos serviços.

O programa, apresentado aos diretores no dia 15 de maio, é constituído de quatro pilares: o “Boas Práticas”, que prevê a conscientização de comportamentos e boas práticas em razão da pandemia do novo coronavírus; o “Consumo Local”, de conscientização da importância de se priorizar o comércio local; o “Abrace o Comércio de Unaí”, que visa incentivar as compras e promover o comércio do município por meio do sorteio diário de brindes; e o eixo “Ações Solidárias”, que incentiva iniciativas solidárias voltadas para a população em processo de vulnerabilidade mediante a união de empresários e a criação de rede de apoio entre si.

De acordo com a presidente da ACE/CDL de Unaí, Eliana Oliveira Zica Pereira, o programa é resultado de uma análise e reflexão sobre a realidade atual e o cenário da região, além de uma pesquisa realizada pela ACE/CDL que evidenciou os reflexos negativos da Covid-19 no comércio. “Diante desse quadro, observamos a necessidade de estratégias inteligentes, responsáveis e solidárias para fomentar o comércio e promover a economia, levando o consumidor, de forma consciente, às compras”, destacou a presidente. “Esperamos contar com o empenho e a colaboração de toda a sociedade para que possamos atenuar os efeitos negativos na comunidade e impulsionar a atividade comercial no município”, acrescenta.

Levantamento

A ACE e a CDL, desde o início da pandemia, mantêm um diálogo constante com os mais diversos agentes, públicos e privados, e com vários setores da sociedade. Além disso, a diretoria das entidades esteve durante todo esse momento estudando e analisando o novo cenário, passando pelo momento de assimilação da situação imposta, por uma análise criteriosa, atenta ao que acontecia, e chegando posteriormente ao momento de ação quanto ao que poderia ser feito em benefício da atividade comercial e do setor varejista de forma a minimizar os impactos da pandemia.

Um levantamento feito pela ACE e pela CDL com empresários de Unaí mostrou que dos 273 pesquisados, 218 empresários responderam que tiveram seus negócios impactados. Dos 273 pesquisados, 109 empresários responderam que precisam de linhas de crédito para seus negócios. A pesquisa também identificou outras demandas, entre elas, a diminuição dos juros e a necessidade de campanhas voltadas para o incentivo ao comércio.

Retração

As perdas do comércio de Minas Gerais devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já chegaram a R$ 10,03 bilhões, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que englobam o período de 15 de março a 2 de maio. Em todo o Brasil, os prejuízos já somam R$ 124,7 bilhões, o equivalente a uma retração de 56% no faturamento habitual do varejo antes da pandemia. As quedas mais acentuadas ocorreram nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Mais informações: (38) 3677-5200


Fonte: Assessoria de Comunicação da ACE/CDL
Fotos: José Ney Lope
s