AMNOR coloca o desenvolvimento como pauta principal de sua 158ª Assembleia

A 158ª Assembleia Geral Ordinária da Amnor foi realizada no município de Arinos e como pauta principal estabeleceu-se a preocupação da Associação com o desenvolvimento regional.

Assim sendo, foi realizado o Seminário de Mobilização e Localização dos ODS e Adesão a Agenda 2030 no Noroeste de Minas. O evento contou com o prestigio de representantes de diversos segmentos do Noroeste de Minas e de estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas, que sediou o Seminário.

A participação de prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes dos governos do Estado e da Federação enriqueceu ainda mais as discussões, deixando claras as preocupações das autoridades com relação ao desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030, um futuro já bem próximo.

O prefeito de Urucuia e presidente da Amnor, Rutílio Cavalcanti, deixou clara sua preocupação com o futuro e destacou a importância da produção com respeito ao meio ambiente.

Donizete Antônio, prefeito de Bonfinópolis de Minas e presidente do Convales, parceiro da Amnor na realização do Seminário, defendeu as parcerias como primordiais para que as políticas públicas sejam implementadas com dinamismo e respeito ao cidadão.

Outra parceira da Amnor foi a Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia. Ao participar da abertura, seu presidente, Idelbrando Ferreira, classificou o evento como “um encontro de vontades e responsabilidades”, afirmando que chegou o momento de dar continuidade a muitos projetos que fortaleçam a região.

Representando o Sebrae, o gerente regional Marcos Alves declarou que sua instituição vem dando tamanha importância ao processo e afirmou que este é o caminho para fazer as coisas acontecerem.

As boas vindas couberam ao prefeito de Arinos, Carlos Alberto Recch, que ressaltou a importância da busca por políticas públicas que promovam o crescimento de forma sustentável.

Agenda 2030

Os representantes dos governos que participaram do Seminário relataram as iniciativas do Estado e da Federação visando o cumprimento das metas da Agenda 2030, pactuada com a Organização das Nações Unidas. Representando o Governo de Minas, Hugo Salomão França, afirmou que Minas está ampliando os mecanismos de implantação das políticas públicas, seguindo a recomendação dos ODS, e ressaltou que a mobilização dos municípios, como a que ocorre no Noroeste, é de fundamental importância para se conquistar o desenvolvimento de fato.

A representante da presidência da república, doutora Carmem, responsável pela coordenação da Agenda 2030 no Brasil, destacou que esta é uma excelente oportunidade para o país enfrentar os diversos desafios na busca pelo desenvolvimento sustentável e anunciou que o evento realizado no Noroeste será usado como modelo no processo de estimulo de criação das comissões.

Instituições como a Confederação Nacional dos Municípios, através de Isabele Santos e Eduardo, e o Instituto Internacional Iclei, através da Congolesa Armelle Cibaka, também estiveram representados e colocaram suas estruturas e experiências à disposição da Amnor. Erasmo Neiva, secretário de Planejamento de Paracatu, município que já criou seu Conselho de Desenvolvimento, também expôs a prática de Paracatu.

Nas oficinas, outras discussões de suma importância abrilhantaram o evento e contribuíram para alcançar os objetivos do seminário, cuja realização se deu com vistas ao fortalecimento do desenvolvimento regional alinhadas às premissas dos ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Comissões

Durante o Seminário os prefeitos presentes assinaram os decretos que criam as comissões dos ODS da Agenda 2030 em seus municípios. Secretários representantes dos prefeitos fizeram uma assinatura simbólica. Ao final do Seminário ainda foram criadas 3 comissões: de coordenação; de comunicação e de mobilização, cujos membros darão continuidade ao trabalho iniciado com o Seminário.

Fotos: José Ney Lopes
Reportagem: Rubens Martins

Conteúdos Relacionados

Rotary e Casa da Amizade Rio Preto empossam novos membros

Na noite desta quarta-feira, 11 de abril, a família rotária de Unaí ganhou novos ...

ACE e CDL promovem café em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

8 de Março foi uma manhã de muita alegria, rosas e comemoração pelo Dia ...

Empossada a nova diretoria da Associação do Inhumas

Na manhã do último domingo, 14 de janeiro, Romualdo Máximo Pereira tomou posse como ...