Aniversário de Uruana de Minas foi comemorado com festa e entrega de importantes obras

No período de 12 a 19 de janeiro o município de Uruana de Minas esteve em festa pelas comemorações de seus 22 anos de emancipação política e administrativa. Além de shows, cavalgada e outros eventos comemorativos como a celebração de uma Santa Missa, a Prefeitura Municipal entregou importantes obras à população. “Os municípios mineiros estão enfrentando a maior crise da história, nossa administração está passando por sérias dificuldades, mas não baixamos a cabeça, corremos atrás e graças às nossas lideranças, verdadeiros parceiros de Uruana de Minas, estamos aqui entregando importantes obras à população uruanense,” destacou o prefeito Ronaldo Verdadeiro.

Obras e benefícios

A partir desse dia 19 de janeiro a população passou a contar com obras e benefícios antes existentes apenas nos sonhos, tanto da população como do prefeito Ronaldo Verdadeiro, que por várias vezes externou sua alegria e emoção por estar transformando sonhos em realidade.

Central de Atendimento ao Turista

A primeira obra inaugurada durante as comemorações do aniversário de Uruana de Minas foi o CAT – Central de Atendimento ao Turista. Localizado na Rodoviária Municipal, o CAT é o primeiro da região, o que demonstra visão da administração e reconhecimento ao turismo. Igor Diniz, presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, participou do evento e destacou o grande potencial turístico de Uruana de Minas. “Temos que lembrar sempre que turismo gera emprego e renda. Uruana está no caminho certo,” declarou Diniz. Ao fazer uso da palavra, o prefeito Verdadeiro elogiou a atuação da Secretária de Turismo, Ivone Ferreira, e esclareceu que os 2 primeiros anos foi para arrumar a casa, organizar a papelada. “Agora o município já colhe os frutos,” lembrou o prefeito, referindo-se ao ICMS turístico que já está chegando aos cofres da Prefeitura.

Unidade Básica de Saúde

Outra importante obra inaugurada no mesmo dia foi a de ampliação da Unidade Básica de Saúde no centro da cidade. O secretário de Saúde do município, Celimar Campos, ressaltou que aquele era um dia especial, uma vez que a nova UBS iria contribuir muito para a melhoria da saúde da população. “Os municípios passam por muitas dificuldades, mas ainda assim Uruana de Minas está inaugurando obras, isso é muito bom,” disse Celimar. Após declarar ser uma grande honra entregar mais uma obra à população, o prefeito Ronaldo Verdadeiro fez várias menções honrosas ao homenageado Abílio Miguel da Silveira, que teve seu nome imortalizado na UBS. “Estamos homenageando um grande homem, pessoa com longa folha de serviços prestados ao município,” declarou Verdadeiro. Representando a família de Abílio, Lucimeire Viana lembrou que seu pai era um homem dedicado a ajudar os menos favorecidos e agradeceu a homenagem. “Muito obrigada prefeito, agarre a chance que Deus lhe deu e faça uma Uruana cada dia melhor”, finalizou.

Capela Velório

Visando oferecer um pouco mais de conforto às pessoas durante os momentos de dor pela perda de entes queridos, a Prefeitura inaugurou também a Capela Velório. De acordo com Verdadeiro, a cidade com 22 anos não tinha um lugar apropriado para velar as pessoas, e que, bem antes de ser prefeito, sonhava com a realização da obra, que recebeu o nome de “Capela Velório Joaquim de Jesus Severino Botelho”. “Joaquim tinha um grande coração, era um homem alegre e ajudava muito as pessoas,” pontuou Ronaldo. Tio do homenageado, o Diácono Randolfo fez uso da palavra e agradeceu, afirmando que a família está feliz e honrada. Jenifer Botelho, filha de Joaquim, também participou da solenidade e chorou muito ao lembrar-se do pai.

Transporte

O setor de transportes da Prefeitura de Uruana de Minas também foi beneficiado com as inaugurações em comemoração ao aniversário da cidade. O pátio de veículos da Prefeitura ganhou uma oficina e novos veículos foram colocados à disposição da população. O prefeito Verdadeiro agradeceu a parceria com os vereadores e com os deputados federais Zé Silva e Renato Andrade, bem como com o deputado estadual Inácio Franco, que viabilizaram os recursos através de emendas parlamentares.

Trio Parada Dura

A série de inaugurações não poderia se encerrar de forma melhor. No meio da noite, um show com o melhor trio do Brasil alegrou a noite dos uruanenses e visitantes. Graças a uma parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério do Turismo, o Trio Parada Dura subiu no palco em praça pública e fez a alegria de uma grande multidão, marcando de forma brilhante o 22º aniversário do município de Uruana de Minas. Outros shows como Thiago Carvalho, Aurelina Dourado e Miguel Marques & Eduardo também fizeram parte da programação e fomentaram o turismo atraindo muitos turistas para o município.

Reportagem: Rubens Martins
Fotos: José Ney Lopes