Arinos realiza com sucesso a 3ª Festa Nacional do Baru

Com total engajamento da administração municipal, foi realizada nos dias 05, 06, 07 e 08 de setembro, em Arinos, a 3ª Festa Nacional do Baru, um evento que vem ganhando notabilidade devido a valorização dos frutos do cerrado na incrementação da gastronomia. Além disso, a festa é um misto de diversão, lazer, educação e cidadania, tendo em vista que a programação contou com uma série de eventos dos mais diversos tipos.

Várias instituições do município e todos os setores da administração municipal foram envolvidos na realização da festa. Durante a abertura, o prefeito Carlos Alberto Recch Filho enalteceu as parcerias firmadas e a dedicação dos servidores que estiveram imbuídos na organização. “Temos muito no que avançar e contamos com a população para fazermos Arinos voltar a crescer”, disse Recch, aproveitando para destacar a participação da Guarda Mirim, reativada em seu governo com o propósito de resgatar os conceitos de ética, moral e civismo. “Por onde passam, estes adolescentes estão sendo vistos como exemplo”. Outras lideranças destacaram o apoio da administração a vários segmentos na cidade, dentre eles a educação e o turismo.

O vice-prefeito ressaltou a importância do envolvimento de todos na Fenabaru e elogiou a iniciativa da administração municipal. “A Festa do Baru foi iniciada com muita dificuldade, mas já está ai na sua 3ª edição atraindo pessoas de várias localidades. O prefeito está de parabéns por acreditar na fruta e em Arinos”, declarou Matos Além. O comandante da Polícia Militar local, Tenente Charlie, após afirmar que a Fenabaru é um grande evento, e muito bem organizado, externou sua satisfação pessoal pela criação da Guarda-Mirim, afirmando que a mesma é hoje uma semente, que vai germinar e produzir grandes frutos. A chefe de turismo do município, Meire Jane, afirmou que o prefeito não tem poupado esforços para apoiar a Fenabaru, uma festa que movimenta o turismo, atrai investidores e fomenta a economia local.

Logo após a solenidade de abertura da Festa Nacional do Baru em Arinos, várias mesas dialógicas foram formadas e seguiram ao longo do dia discutindo temas de suma importância para o desenvolvimento regional. A professora Marcele Lopes abriu a série destacando os projetos extensionistas do Instituto Federal do Norte de Minas, Campus Arinos. Abordagem nas práticas de turismo inteligente; educação empreendedora cooperativista e financeira; cadeia produtiva e comercialização dos produtos e subprodutos do Baru, bem como a cultura do baru foram os demais temas discutidos durante a festa.

A Fenabaru seguiu com várias atrações ao longo do final de semana e atraiu muitos arinenses, tanto para o Parque de Exposições, como para as ruas da cidade, tendo em vista que a festa contou com uma extensa programação recheada de opções.

O dia 7 de setembro foi um dos mais movimentados da história de Arinos. E tudo começou bem cedo com alvorada e apresentação das fanfarras das escolas municipais e estaduais, com a Guarda-Mirim sendo mais uma vez um dos destaques do desfile cívico. Depois teve o Encontro de Carros Antigos, Cavalgada, Passeio Ciclístico, Rodeio e Shows com as duplas Pedro Paulo & Matheus e Israel & Rodolpho. O vice-prefeito Matos Além voltou a fazer uso da palavra e parabenizou a comunidade pela participação nos eventos e pela valorização de um dia tão especial como o Dia da Independência. O prefeito Carlos Alberto, após uma série de agradecimentos, destacando sobretudo os servidores municipais e a Câmara de Vereadores, que têm dado suporte para o desenvolvimento de ações importantes como o Projeto Guarda-Mirim, afirmou que Arinos está voltando a crescer e que sua transformação é vista por todo lado.

Uma feira foi montada dentro do parque e contou com a participação da comunidade escolar de Arinos. Bastante freqüentada, a feira chamou muita atenção dos visitantes pela grande variedade de produtos produzidos a partir da fruta do baru.

Reportagem: Rubens Martins

Fotos: José Ney Lopes