Ascanor esclarece como será a Festa da Moagem

Na última segunda-feira, 11 de março, a Associação de Carreiros e Candeeiros do Noroeste de Minas (ASCANOR), reuniu-se em assembleia para discutir sobre a realização da Festa da Moagem e Desfile de Carros de Bois, evento que virou tradição na cidade de Unaí. A reunião foi realizada no auditório da Capul e contou com a presença de dezenas de carreiros e candeeiros.

Os coordenadores do evento, Carlos e Dilson, explanaram sobre reunião realizada com o poder executivo e como serão as conduções dos pousos e os trajetos que os carreiros farão para chegar até Unaí e realizar o grande Desfile de Carros de Bois.

Foi informado que o município será responsável pela realização de uma festa que contará com apenas shows regionais, e que o Parque de Exposições será o local onde este evento acontecerá. Neste ano serão comercializados o melado e a rapadura produzidos no local da festa.

Já a Ascanor ficará responsável pelas recepções nos pousos, onde os carreiros pernoitarão para seguirem viagem até o destino do desfile. Para essas logísticas foi preciso fazer uma campanha para angariar doações, pois, segundo os coordenadores, a Associação não provém de nenhum recurso, ação que obteve sucesso e os próprios carreiros contribuíram para que os pousos tenham fartura e alimentos de qualidade.

A Festa da Moagem será realizada entre os dias 02 e 05 de maio.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes