Carismáticos do Noroeste de Minas participam de Encontro Nacional da RCC

Representantes Noroeste de Minas participaram do Encontro Nacional de Formação (ENF-2019), promovido pela Renovação Carismática Católica do Brasil (RCC), em Cachoeira Paulista, estado de São Paulo, entre os dias 09 a 13 de janeiro. O encontro reuniu lideranças carismáticas de dioceses de todo o país (coordenadores estaduais, de Ministérios e de Grupos de Oração), que juntos, receberam orientações sobre a continuidade dos serviços a nível local e celebraram os 50 anos da RCC no Brasil.

A americana Patti Gallagher Mansfield, uma das pregadoras do ENF 2019, esteve no retiro de Duquesne (EUA), que marcou o início do Movimento no mundo em 17 de fevereiro de 1967.

O tema do encontro no Brasil para celebrar o jubileu é: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

A missa de abertura do ENF 2019 aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida (SP) e os demais dias de encontro que incluíram pregações, workshops; momentos de oração e de testemunhos. Adoração Eucarística e Noite Carismática aconteceram na sede da Comunidade Canção Nova.

Para Eliete Gomes, o Encontro Nacional de Formação da RCC é “um combustível que acende o trabalho dos carismáticos em todo o Brasil. “Muitos de nós estamos frios e precisamos desse reavivamento,” afirmou Eliete.

Segundo o Coordenador Diocesano da RCC, Fábio Martins, “o ENF é um encontro que nos direciona em relação a vontade de Deus e renova o chamado e a formação específica, prepara cada vez melhor cada servo em particular, para levar à sua realidade o sopro de Deus de forma equilibrada e sem medo de exercer o chamado feito por Ele”, afirmou.

A unaiense Layla fala da importância da formação dos servos e das lideranças para que o movimento continue crescendo e fazendo a diferença dentro das atividades da Igreja. “Foi um divisor de águas na história da Renovação Carismática e fica pra nós uma vontade maior ainda de servir a Deus e fazer diferença no meu Grupo de Oração, na nossa cidade, na minha Diocese, no nosso estado, no Brasil inteiro,” afirmou Layla.

Sobre a RCC

A RCC foi fundada em 1967, nos Estados Unidos, enquanto um grupo de estudantes participava de um retiro dedicado ao Espírito Santo, não sendo aceita logo de início pelos setores mais tradicionais da Igreja Católica. O movimento é conhecido pelo uso da música, palmas e danças como forma de louvar e pela frequente revelação de padres cantores ou manutenção de emissoras de rádio e televisão dedicadas à divulgação da prática religiosa.

No Brasil a Renovação Carismática teve origem na cidade de Campinas, SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty, no ano de 1969, e é considerado hoje um dos movimentos mais importantes dentro da Igreja Católica.

Fonte: Renovação Carismática de Paracatu