Convales elege novo conselho de prefeitos e ratifica contratação da nova secretária executiva

Donizete Antônio, prefeito de Bonfinópolis de Minas, é o novo presidente

Os prefeitos dos municípios consorciados ao Consórcio de Saúde dos Vales do Noroeste de Minas – Convales – participaram da Assembleia Geral do Consórcio, realizada dia 07 em sua sede no município de Arinos, e elegeu o novo conselho de prefeitos, bem como, ratificaram a contratação da nova secretária executiva.

Nova executiva

A nova secretária executiva do Convales foi apresentada logo no início da AGO. Ao abrir a Assembleia, o prefeito de Arinos e então presidente do Convales, Carlos Alberto Recch Filho, declarou que a ex-secretária Dayane Fabrícia foi trilhar novos caminhos e para assumir a vaga na secretaria executiva havia buscado uma pessoa com um currículo a altura do cargo e já com experiência no Consórcio.

Foi então que ele apresentou Irene Gomes Guedes e destacou que a mesma já havia ocupado o cargo ainda por ocasião da criação do Consórcio, tendo sido então a primeira secretária executiva do Convales, e portanto, responsável pela criação, formatação e funcionamento do Consórcio que cresceu e hoje dá bons frutos. “Estou pronta para contribuir com o Convales mais uma vez”, disse Irene. Ela possui 20 anos de experiência em políticas públicas e gestão de projetos, tendo atuado em vários aqui na região Noroeste. “A gente pensa no ser humano, nosso povo”, concluiu Irene Guedes, sendo em seguida referendada pela Assembleia como nova secretária executiva do Convales.

Prestação de contas

Ao fazer um breve relato das ações do Consórcio durante a sua gestão, Carlos Alberto afirmou que o Convales cresceu muito, mas tem ainda o desafio de avançar em novas prestações de serviços públicos, citando como exemplo a área ambiental, o transporte escolar, o turismo e a regularização fundiária.

“Como fizemos com o SIM, podemos ajudar principalmente os pequenos produtores a regularizarem suas terras”, exemplificou. Recch lembrou a dificuldade financeira pela qual os municípios passaram em 2018, o que de acordo com ele impactou nas ações do Convales em 2019. “Ainda assim avançamos muito”, ressaltou Recch, citando as ações nas áreas de saúde, de compras e iluminação pública. “Além disso, temos vários projetos sendo prospectados”, completou.

Ao lembrar que o Sisb já foi assinado pelo presidente Bolsonaro, Carlos Alberto destacou que o Convales foi o primeiro Consórcio de Minas Gerais a aderir à equivalência do Sistema de Inspeção. “A casa está em ordem e nosso próximo presidente já começou a trabalhar”, enfatizou Recch, deixando claro que o Convales terá dias ainda melhores neste ano de 2020. “O Noroeste é a região do presente, temos uma grande responsabilidade para com ela”, finalizou. O vice-presidente do Convales Jair Montagner e o presidente da Amnor, Marden Júnior, fizeram parte da mesa.

Ambos ressaltaram a importância do Consórcio no desenvolvimento da região. “O Convales cresceu muito e é uma ótima realidade. Precisamos continuar apoiando estas ações, que se apresentam como importantes ferramentas de desenvolvimento regional”, disse Marden. “2020 será desafiador como foi 2019, mas a união faz a força”, declarou Montagner. O contador Gilmar Martins de Azevedo fez a prestação de contas da gestão 2019 e apresentou um resumo da execução orçamentária.

A evolução da receita apresentada aos prefeitos mostra o quanto os municípios apostaram no Consórcio durante a gestão que se encerrou. As contas, que já haviam sido aprovadas pelo Conselho Fiscal, foram aprovadas pela Assembleia por unanimidade.

Diária

Como parte da pauta, o então presidente Carlos Alberto Recch Filho colocou em apreciação as novas regras para concessão de diárias de viagens do Consórcio. Os prefeitos discutiram as regras e decidiram deliberar na próxima Assembleia do Consórcio. Recch apresentou também uma proposta levada ao Convales para parceria na implementação de uma nova modalidade de saúde, a Telemedicina. “É uma boa proposta para se conhecer e discutir”. Os prefeitos também discutiram sobre um problema apresentado pelo município de Guarda-Mor, que está demandando cirurgias de média complexidade. O assunto foi discutido com a participação de secretários municipais de saúde que se encontravam presentes na Assembleia e que também possuem as mesmas demandas.

Novo presidente

Por aclamação, o prefeito de Bonfinópolis de Minas, Donizete Antônio, foi eleito novo presidente do Convales. Sua escolha se deu antecipadamente, num acordo para que ele voltasse a assumir a presidência, uma vez que em ano de eleição não é recomendável que um prefeito de primeiro mandato, ou seja, que vai para a reeleição, fique na direção do Consórcio.

Donizete tomou posse e agradeceu a confiança dos demais colegas prefeitos. Ele declarou que já iniciou os trabalhos participando de algumas audiências de interesse regional, como uma que tratou da busca pela eficiência energética nos municípios da região, e comungou com as idéias de implantação de novas prestações de serviços defendidas por seu antecessor.

Veja como ficou composto o novo conselho de prefeitos do Convales:

Presidente: Donizete Antônio dos Santos.
Vice-Presidente: Marden Júnior Teles Pereira da Costa.
Vice-presidente: Órgão Temático de Desenvolvimento Econômico: Rutilio Eugenio Cavalcanti Filho.
Vice-presidente: Órgão Temático de Saúde: José Gomes Branquinho.
Vice-presidente: Órgão Temático de Desenvolvimento Social: Odilon de Oliveira e Silva.
Vice-presidente: Órgão Temático de Educação: Carlos Alberto Recch Filho.
Vice-presidente: Órgão Temático de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo: Ronaldo Ferreira de Morais.
Vice-presidente: Órgão Temático Cultura e Economia Criativa: Jair Montagner.
Vice-presidente Órgão Temático Agricultura: Olavo Remígio Condé.
Vice-presidente Órgão Temático Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Local: Edgar José de Lima
.