CRC MG realiza Seminário de Capacitação para contabilistas do Noroeste

O evento foi realizado no Hotel Fazenda Curva do Rio, nessa sexta-feira, 10/5, em torno de 250 profissionais e estudantes participaram do Primeiro Seminário de Desenvolvimento Profissional para os Contabilistas do Noroeste de Minas. Das 14 às 18 horas, o Conselho Regional de Contabilidade Minas Gerais (CRC-MG), ministrou um mini-curso do E-SOCIAL para mais de 70 profissionais de escritórios de contabilidade da região que contou com o instrutor Elias Vagner.

A partir das 19h30, as atividades do seminário passaram para o salão de eventos do Curva do Rio, a abertura contou com apresentação da Banda Municipal Lira Capim Branco. Execução do Hino Nacional e do Hino de Unaí. A contadora Maria da Glória Cunha, Delegada do CRC, Seccional Noroeste, foi a primeira a fazer uso da palavra. Deu as boas-vindas aos profissionais contabilistas. Fez referência à importância do evento, e à presença da Presidente do CRC/MG, Rosa Maria Barros De Abreu.

A presidente da Associação Profissional dos Contabilistas de Unaí, Sebastiana de Sousa Coimbra “Tanika”, agradeceu ao CRC-MG, pela realização dessa primeira capacitação em Unaí. Fez menção aos desafios próprios da rotina dos contabilistas, e encerrou com uma mensagem de motivação.

Rosa Maria Barros de Abreu presidente do CRC MG, iniciou pedindo licença para quebrar o protocolo. Disse: “é a segunda vez que estou em Unaí. Estou maravilhada e emocionada com essa apresentação da Banda de Música, sobretudo pela expressiva participação de crianças, isso é muito bonito, parabéns pra vocês”.

Retornando à formalidade do discurso, destacou a importância do profissional contabilista para a sociedade, os desafios do dia a dia, e a necessidade de constante atualização. Estimulou a participação na XII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, que será realizada pelo CRC-MG, no Expominas, em Belo Horizonte no início do próximo mês.

Palestras

Dante Barini – Gerente da Alterdata Software, com a palestra: Nova forma de fiscalização ONE + IOT, trouxe informações importantes sobre as novas formas de fiscalização utilizadas pelos órgãos. Destacou o uso de novas tecnologias, vários cruzamentos de dados em tempo real, e o uso de inteligência artificial, para otimizar o sistema de fiscalização alcançando maior volume de mercadorias em menos tempo.

Em seguida, Helbert Macedo, da Mastermaq Software, com a palestra: Tecnologia x Organizações Contábeis; provocou os profissionais de contabilidade a buscarem inovação, usar a criatividade, sobretudo para aumentar a gama de serviços oferecidos. As novas tecnologias automatizam muitos procedimentos contábeis, antes manuais. O profissional de contabilidade precisa inovar, para se encaixar dentro da nova realidade do mercado, afirmou.

Mimos

A Associação Profissional dos Contabilistas de Unaí, APCU; em parceria com a Capul e a V & G Certificados, agraciou a presidente do CRC, e os palestrantes com cestas de produtos da agropecuária unaiense.

Solidariedade

Os profissionais de contabilidade da região, ao participarem do evento contribuíram a doacao de leite em pó, que apos o evento foi repassado a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), cerca de 300kg  leite em pó atenderá o Abrigo Frei Anselmo e familias assistidas pela SSVP

Representantes da SSVP também apresentaram aos contabilistas a Campanha do Carnê, entre aqueles que fizeram questão de comprar, está a presidente do CRC-MG, Rosa Maria Barros De Abreu.

O Noroeste foi lembrado

O comentário resume a expressão de gratidão de um participante, ao destacar que é a primeira vez que o CRC realiza um seminário no Noroeste de Minas. Aqui somos mais de 400 contabilistas, disse.

Esse bom momento da contabilidade no Noroeste também se expressa pela participação de vinte e dois contabilistas da região, na XII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, nos dias 5, 6 e 7 de junho. Já estão devidamente inscritos.

Reportagem: Junei Martins

Fotos: José Ney Lopes