Cultura, cavalgada e muita animação em Palmeirinha Nova

As atividades deste final de semana promovidas pela associação do distrito de Palmeirinha Nova começaram na Sexta-Feira da Paixão, com uma apresentação da Paixão de Cristo, que foi realizada durante o dia, na praça da igreja Católica. A professora aposentada Maria Helena Vieira e Osmar Gomes foram os responsáveis por trazer de volta esta tradição religiosa. Nos anos 80 eles faziam parte do grupo de jovens da igreja e era tradição promover esta apresentação em praça pública. O grupo de atores que fez a apresentação foi composto por 35 pessoas da própria comunidade de Palmeirinha Nova.

Cavalgada

Já no Sábado da Aleluia, muita gente participou de uma Cavalgada, movimento de tradição da comunidade, tendo em vista que ao longo do ano diversas cavalgadas são realizadas na região. A concentração ocorreu na sede da Associação Comunitária, de onde saíram mais de 200 cavaleiros e amazonas, que percorreram mais de 10 quilômetros e retornaram ao local de partida para participarem do almoço.

Festa da Aleluia

Este evento que atraiu centenas de pessoas da região do distrito e da cidade de Unaí já está virando tradição. Esse é o 6º ano em que a comunidade organiza a festa que promete crescer ainda mais. O evento contou com a animação do DJ Luciano Cruz, que agitou a galera até a madrugada do Domingo de Páscoa.

Ao Portal Unaí, o presidente da Associação, Donizete Ribeiro, agradeceu a todos pelo apoio aos eventos realizados e salientou a importância em manter essa tradição que traz de volta ao distrito pessoas que já viveram ali e que esperam a festa da Aleluia para rever familiares e amigos e também festejar. Disse que teve apoio de diversas empresas e pessoas que, com patrocínios e mão de obra, engrandeceram ainda mais o evento.

Origem

O Portal Unaí entrevistou um dos fundadores do Distrito da Palmeirinha Nova, o senhor Zé Mineiro, que falou das dificuldades em fundar uma nova comunidade e a satisfação em ver muita gente participando de um evento tão importante para o distrito. “Fico muito feliz vendo a juventude se divertir na nossa Palmeirinha e conhecendo de perto a nossa cultura,” finalizou.

Liderança

A ex-vereadora de Unaí, Dorinha Melgaço, é uma das maiores lideranças políticas que atuam na região de Palmeirinha Nova. Foi ela quem articulou a presença da imprensa para noticiar esse avento tão importante para aquela região. Dorinha ressaltou que na sua infância ela já ia a festas na Palmeirinha, e que esse resgate dos eventos religiosos e culturais tem o seu apoio incondicional. Disse que ela e outras lideranças políticas da região estão viabilizando recursos para acabar a construção da sede da associação, que dará mais conforto a esses eventos.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes

Conteúdos Relacionados

Cavalgada abre as comemorações do Aniversário de Uruana

Com o prefeito Ronaldo Verdadeiro à frente conduzindo os demais cavaleiros e as amazonas, ...

Fazenda Silva Lopes realiza mais uma reza para São Sebastião

A família Lopes Siqueira, tradicional na religião católica de Unaí, sempre esteve ligada às ...

Privillege: Gente bonita e muita animação

O ano de 2018 começou em um ritmo acelerado e na noite do último ...