Curso de iniciação teatral movimenta fim de semana

Antenada em fortalecer a cultura unaiense com a formação de novos atores teatrais, a Cia Pé na Estrada buscou nas escolas Dom Eliseu, Domingos Pinto Brochado, Vigário Torres, Maria Assunes, Virgílio de Melo Franco, Tancredo Neves e Colégio do Carmo, alunos que tivessem interesse em conhecer os primeiros passos para se tornarem atores e atrizes de teatro.

Assim, nesse sábado, dia 03 de março, o curso de iniciação teatral da Companhia começou a todo vapor. Com dezenas de adeptos, o oficineiro Rogério Luiz pôs em prática a primeira oficina realizada no UAI, sede da Secretaria de Cultura de Unaí, que também apoia o projeto.

O curso será ministrado todos os sábados e domingos, das 14 às 16 horas, no UAI (antigo Sesi). Quem tiver interesse ainda há tempo de participar. Ao final do curso, que será no mês de junho, os alunos irão montar, juntamente com os diretores, cinco novos espetáculos que serão apresentados na mostra competitiva UNAÍ ENCENA.

Os diretores dos espetáculos são atores da Cia Pé na Estrada e de outros grupos de teatro unaienses que paralelamente também estão fazendo um curso de direção de teatro, Alif Cunha, André Campos, Dener Saldanha, Nazareno Paulino e Philipe Gottelib dirigirão os novos atores em espetáculos que ainda não foram divulgados.

Para otimizar ainda mais o conhecimento dos alunos, a Cia Pé na Estrada buscou oficineiros formados em Arte Cênica e assim conseguiu uma parceria importantíssima com profissionais especialistas em áreas diferentes do teatro, o que proporcionará um conhecimento técnico mais apurado em iluminação, maquiagem, cenário, figurino e sonoplastia.

O presidente da Cia Pé na estrada, André Campos, falou da importância de formar novos atores. Disse que esses festivais estudantis de teatro fazem parte da tradição unaiense e que o teatro na escola já se faz há 100 anos. “Em pesquisa levantada por nós, há relatos desses eventos na década de 70, e em 1918 o teatro entrava na escola com a professora Georgina, ou seja, este ano estamos comemorando o centenário de atividade teatral em escolas,” disse o presidente.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes