De luto: Abrigo Frei Anselmo se pronuncia sobre a real situação em que se encontra

Na manhã desta segunda-feira, a diretoria do Abrigo Frei Anselmo se manifestou através de nota oficial onde informa a real situação em que a entidade se encontra. Em poucos dias a entidade já perdeu 7 residentes e outros estão em estado grave, recebendo tratamento.

O Abrigo é uma das instituições que mais recebe ajuda da população unaiense e é administrado por vicentinos da Sociedade São Vicente de Paulo.

A nota explica ainda a suspeita de a contaminação ter se iniciado através de uma paciente do Hospital Municipal de Unaí que teve contato com uma idosa quando ficaram no mesmo quarto no mês de junho no HMU.

leia a Nota Oficial da entidade.

O Abrigo Frei Anselmo da SSVP de Unaí-MG vem esclarecer sobre a Contaminação pelo Novo Coronavirus -SARS-CoV-2

A vida de nossos idosos e colaboradores são muito importante para nós! Neste momento de pandemia, proteger os mais vulneráveis que fazem parte de um grupo de alto risco é extremamente necessário!

Desde o início da pandemia, estamos tomando todos os cuidados e prevenção recomendados pela OMS, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e estamos seguindo a Norma 05/2020 da Anvisa que orienta e fiscaliza as ILPI em relação a medidas preventivas ao Covid-19.

O Abrigo Frei Anselmo da SSVP vem prestar esclarecimento, sobre um caso de uma residente que esteve internada no Hospital Municipal de Unaí-HMU em meados de junho com diagnostico de Ascite, ficando por mais de 10 dias internada, tendo troca de acompanhante da equipe técnica a cada 12 horas.

No quarto onde estava a idosa do abrigo havia outra idosa da cidade de Unaí que testou positivo para Covid-19, neste momento a idosa foi retirada do quarto e levada para isolamento, porém essa idosa permaneceu no quarto junto com a residente do abrigo e colaboradores por vários dias antes da descoberta do Covid-19.

Há suspeita que nosso primeiro colaborador contaminado foi proveniente desse relato acima, pois no dia 18/06 o técnico de enfermagem começou a ter sintomas gripais e logo foi afastado, foi testado positivo no dia 29 de Junho. A idosa citada acima veio à óbito com diagnóstico de Ascite e Pielonefrite crônica com Swab nasal Negativo para Covid-19.

Após esse colaborador testar positivo, infelizmente outros colaboradores e idosos começaram a testarem positivos, tendo uma contaminação comunitária no abrigo de Covid-19.

No dia 16 e 17 de Julho foram coletados exame de Swab Naso-orofaringe, com resultado no dia 25/07. No dia 20 de julho tivemos uma mutirão de atendimento médico para avaliar os idosos, e foi feito testes rápidos em idosos que apresentou alteração na ausculta pulmonar.

Após esses exames, tivemos 65 Idosos testados Positivos para Covid-19 e 35 Idosos testados Negativos; 17 funcionários testados Positivos e 35 Negativos.

Cabe ressaltar que os colaboradores foram afastados imediatamente após apresentar síndromes gripais ou após testar positivo assintomático; Foi criado uma ala de isolamento para prestar cuidados aos idosos com Covid dentro na instituição e os que necessitou ou necessita de internação é encaminhado ao Hospital Municipal de Unaí-HMU.

Até o dia de hoje tivemos 07 Óbitos de idosos causada pelo Covid-19, sendo 04 homens e 03 mulheres. Estamos com 04 idosos no HMU e 01 idosa internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva-UTI no Hospital Santa Monica de Unaí-MG.

Reiteramos que todas as medidas necessárias foram feitas desde o inicio de março para controle e prevenção do Covid-19. Por isso foram suspensas as visitas da sociedade e família dentro da instituição; Foi realizado capacitação para funcionários a cerca do Covid-19 e boas práticas;

É realizado diariamente a triagem de funcionários e idosos com verificação de temperatura e é afastado imediatamente funcionários com sintomas respiratórios ou febre; Os residentes e profissionais foram orientados e estimulados a realizar a higiene das mãos com água e sabonete líquido ou álcool gel a 70%, frequentemente;

É fornecido diariamente equipamentos de proteção individual (EPI) para todos prestadores de serviços desta ILPI; Foi realizada no Abrigo Frei Anselmo a campanha da Vacina da Gripe que protege contra H1N1, no qual 100% foram imunizados no dia 27/03/2020; Certificamos que os profissionais e cuidadores que atuam na ILPI estejam com o calendário de vacinação sempre atualizado;

Os atendimentos médicos ambulatorial é realizado no Abrigo pela medica responsável da instituição Dra. Cristina Souter Lonrenzoni; É disponibilizado álcool gel a 70% para a higiene das mãos nos corredores, nas recepções, nas salas de estar, nas áreas de lazer, nos consultórios, nos refeitórios e em outras áreas comuns que existirem na instituição.

É disponibilizado sabonete líquido com dispensador de sabonete, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa e abertura sem contato manual; É Realizado limpeza e desinfecção de equipamentos (estetoscópios, esfigmomanômetros, termômetros, etc), produtos para saúde e utensílios;

Foi reduzido o tempo dos residentes nas áreas comuns da instituição para evitar aglomerações, garantindo sempre que possível a distância mínima de 1 metro entre eles; Os resíduos provenientes dos cuidados com residentes contaminados e/ou comuns são dispensados de maneira correta de acordo com Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS).

Aos familiares e amigos dos 98 idosos do Abrigo Frei Anselmo, afirmamos que nossa luta será ainda maior na prevenção do COVID-19, razão pela qual pedimos orações, que neste momento precisamos de muita força na manutenção de nossos trabalhos que historicamente é reconhecido pela comunidade.

Colocamo-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos, pautados na verdade e seriedade, bem como no compromisso com toda a sociedade que sempre está do nosso lado nos ajudando.

Unaí-MG. 27 de Julho de 2020.

À
Diretoria do Abrigo Frei Anselmo da SSVP Unaí-MG.

error

Compartilhe: