Donizete Antônio é o novo presidente do Convales

Os prefeitos dos municípios associados ao Convales – Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas, reuniram-se em Assembleia Geral Ordinária, na tarde de 16 de janeiro, para apreciação das contas do exercício anterior e para eleição de uma nova diretoria.

A AGO foi realizada na nova sede do Convales, em Arinos, e contou com a presença de 14 prefeitos, vereadores e de diversas lideranças da região. Ao dar início a assembleia, o então presidente Marden Junior, prefeito de Brasilândia de Minas, propôs uma oração para condução da reunião com sabedoria e discernimento.

Ele disse acreditar que 2018 será um ano melhor e que os recursos vão chegar para melhoria da qualidade de vida do povo. As saudações de boas vindas ficaram a cargo do prefeito anfitrião, Carlos Alberto Recch, que pediu um trabalho de harmonia em prol dos munícipes.

Contas aprovadas

Apresentadas pelo contador Gilmar Martins e pela secretária executiva Dayane Fabrícia, as contas do Consórcio, que já haviam sido aprovadas pelo Conselho Fiscal, foram referendadas pelos prefeitos por unanimidade e sem ressalvas. O detalhamento das contas mostrou uma instituição sólida e administrativamente bem organizada.

Dayane declarou que o sistema de atendimento está sendo modernizado e que espera dias ainda melhores para o Consórcio. Ela afirmou que novas parcerias vão surgir em 2018 e destacou que, juntamente com o Sebrae, vai colocar em prática um novo projeto que visa capacitar profissionais de saúde para humanização do atendimento em toda a região.

Novo presidente

Eleito por aclamação, o novo presidente do Convales é o prefeito de Bonfinópolis de Minas, Donizete Antônio dos Santos. Ao tomar posse, Donizete falou das dificuldades de agendas dos prefeitos e, referindo-se aos trabalhos à frente do Convales, ressaltou que ainda assim é preciso encontrar tempo para fazer algo em prol da região.

Para ele, o Convales vem dando passos importantes em prol do desenvolvimento. “Vamos continuar esse trabalho, de forma coletiva, ouvindo a todos e indo além da saúde”, declarou Donizete. Ele finalizou tecendo elogios à toda equipe do Consórcio. O prefeito de Natalândia, Geraldo Magela, foi eleito vice-presidente. Ao discursar, Gê disse que chega para somar e pediu união em prol do Noroeste.

União

Aliás, união foi a palavra chave de mais essa assembleia do Convales. Todos os oradores destacaram a importância da união entre prefeitos, vereadores e outras lideranças na busca pela conquista do tão sonhado desenvolvimento regional.

Iluminação pública

O Convales aproveitou a Assembleia para apresentar a nova empresa contratada para dar manutenção na iluminação pública, a Extra Energy. Seus diretores fizeram uma explanação sobre a forma de como pretendem atender o Noroeste Mineiro, sanaram dúvidas das pessoas presentes à reunião e colheram sugestões. O contrato se inicia dia 1º de fevereiro, com preços 40 por cento mais baixos que o anterior e expectativa de rapidez e excelência na prestação dos serviços.

GRS

Ainda durante a Assembleia, o novo diretor da Gerência Regional de Saúde, José Divino, apresentou-se oficialmente aos prefeitos. Ele disse que chega para contribuir com a gestão de saúde na região, e sustentou que vai levar sua equipe técnica a todos os municípios para conhecer a real situação da saúde em cada um.

Demandas

Os prefeitos voltaram a falar sobre as principais demandas da região. Entre elas, o Hospital Regional defendido pelo prefeito Branquinho, de Unaí, e a licitação do lixo hospitalar, solicitada com urgência pelo doutor Keny, prefeito de Buritis.

Veja como ficou composta a diretoria do Convales:

Presidente: Donizete Antônio dos Santos – Prefeito de Bonfinópolis de Minas

Vice-presidente: Geraldo Magela Gomes – prefeito de Natalândia
Vice-presidente – órgão temático de desenvolvimento econômico: José Gomes Branquinho – prefeito de Unaí

Vice-presidente – órgão temático de saúde: Keny Soares – prefeito de Buritis

Vice-presidente – órgão temático de desenvolvimento social: Iramaia Cordeiro – Prefeita de Dom Bosco

Vice-presidente – órgão temático de educação: Edson Sabino – Prefeito de Lagoa Grande

Vice-presidente – órgão temático de meio ambiente, saneamento e turismo: Carlos Alberto Recch – prefeito de Arinos

Vice-presidente – órgão temático de cultura e economia criativa: Jair Montagner – prefeito de Chapada Gaúcha

Vice-presidente – órgão temático de agricultura e pecuária: Olavo Condé – prefeito de Paracatu

Vice-presidente – órgão temático de segurança alimentar, nutricional e desenvolvimento local: Liedson Silva – prefeito de Riachinho.

Reportagem: Rubens Martins
Fotos: José Ney Lopes