Dorinha Melgaço: A verdadeira força feminina

Unaiense, de origem humilde, Dorinha atua na política desde seus 13 anos quando iniciou em Diretório Acadêmico Estudantil, Movimentos Jovens Partidários e do movimento de redemocratização política do país conhecio como “Diretas Já”.

Casada com o economista Silvano Otaviano Lousado, tem três filhas: Giulia, Giovanna e Izabella. Atuou em Associações e comunidades da Zona Rural junto com seu pai Geraldo Melgaço de Abreu, pelo desenvolvimento das comunidades e políticas públicas em prol do pequeno produtor.

Também tem forte influência de sua mãe que sempre militou em movimentos da igreja católica e associações do município de Unaí. Entrou na política por influência do seu saudoso pai Geraldo Melgaço, que exerceu três mandatos de vereador em Unaí.

Militância

Orgulhosa por seguir os passos do pai, já que foi vereadora por três mandatos, Dorinha Melgaço, que já presidiu a Câmara de Unaí por duas vezes, foi uma vereadora combativa, cumprindo realmente a função de fiscalizar. Autora de diversos projetos como o que criou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o da meia-entrada para estudantes de curso superior nos eventos do município, o reconhecimento de utilidade pública de várias associações e autora da resolução que criou a Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal, ela fez jus à confiança que recebeu de seus eleitores.

Ela foi ainda secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania de 2005 a 2010. Nesse período, junto com sua equipe, fez um trabalho importantíssimo para o desenvolvimento do município. Ela colocou Unaí na gestão plena, implantando os projetos: Unaí Sem Drogas, Adolescente Aprendiz (Fundação Conscienciarte), Programa Girassol(Atendimento a adolescentes em conflito com a lei), Centro Público de Promoção do Trabalho – CPPT, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do Bairro Mamoeiro, 03 unidades de Cozinha e Padarias Comunitárias, Construção de mais de 300 casas populares no Bairro Santa Clara. Criou a secretaria executiva dos conselhos e vários Conselhos Municipais, sendo: Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Conselho Municipal da Habitação; Conselho Municipal Antidrogas; Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda; e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar.

Além de construir em conjunto com esses conselhos Planos de Ação em todas as áreas da secretaria. Implementou na Câmara a Escola do Legislativo José Adjuto Filho, dando especial atenção à participação popular na Câmara e dedicou seus trabalhos em várias áreas, mas em especial a agricultura familiar, articulando as questões de produção e comercialização dos produtos oriundos da zona rural, além de defender fortemente a participação da mulher em busca da igualdade.

Conselheira

Dorinha foi presidente de vários conselhos municipais. Entre eles: Assistência Social, Criança e Adolescente, Antidrogas, e teve participação efetiva em todas as áreas de política social de Unaí, em especial na implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em conjunto com as entidades prestadoras de serviço da assistência social de Unaí.

Coordenadora

Ela foi Coordenadora Regional de Segurança Alimentar do Noroeste Mineiro durante 6 anos, desenvolvendo atividades importantes no combate à fome do Noroeste Mineiro, em especial levando debate e esclarecimento acerca do assunto sobre políticas públicas e direitos humanos e ainda Assessora Parlamentar do Deputado Delvito Alves por dois anos.

E a guerreira continua sua luta…

Recentemente a eterna vereadora Dorinha Melgaço foi surpreendida com o diagnóstico de câncer. Mas ela não se deixou abalar, de cabeça erguida, está dividindo seu tempo com o tratamento, a política e a família. A quem a conhece, Dorinha Melgaço mostra e comprova que sua força é admirável e incomparável. Mesmo passando por um dos mais duros tratamentos o qual o ser humano é submetido, Dorinha consegue levantar, de verdade, o astral de quem tem o imensurável prazer de ficar por pelo menos alguns minutos ao seu lado.

Mulher guerreira é assim, cai, levanta, cai novamente, mas se reergue e segue em frente, levando consigo uma multidão de fãs. Dorinha, que sua enfermidade possa mostrar a todos nós que obstáculos existem para serem superados.

Fonte: Jornal Visão Regional

error

Compartilhe: