FACTU apoia Irriganor no projeto Seu Lixo Salva Vidas

Foram 40 mil tampas plásticas de garrafas pet, creme dental, shampoo, condicionador, cremes, achocolatado, maionese, leite, amaciante, medicamentos, entre outras que foram doadas à Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer (ANMECC) em Unaí-MG, que posteriormente irão repassar as mesmas para o Hospital do Amor de Barretos.

Esse montante significativo arrecadado foi oriundo de um importante projeto realizado pela Irriganor (Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas), “Seu Lixo Salva Vidas” foi um sucesso e teve o apoio de inúmeras entidades privadas, públicas e não governamentais de Unaí possibilitando a arrecadação de dezenas de milhares de tampas plásticas.

Parceria Forte

A Irriganor firmou parceria com uma instituição que a ligação da Associação com as entidades, a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (FACTU). Essa união rendeu bons frutos e fez com que a campanha ganhasse corpo e arrecadasse nessa primeira fase uma quantidade significativa que, além de salvar vidas, contribui e muito para a preservação do meio ambiente. A FACTU se tornou também um ponto de coleta dos objetos.

O ouvidor e professor da FACTU, Elói Castro, disse que é uma satisfação participar do projeto junto à Irriganor, além disso afirmou que contribuir com essa ação é importantíssimo, que requer muito mais esforço da população que recurso financeiro. Disse ainda que a faculdade contribui através dos professores e acadêmicos, que além de arrecadarem as tampas ajudaram na contagem dos objetos.

Você ainda pode participar

Não parou por aqui! De acordo com a bióloga e analista ambiental e responsável pelo projeto, Juliana Gracieli, o projeto “Seu Lixo Salva Vidas” continuará sem tempo para acabar, afirmando que a intenção é reunir cada vez mais parceiros e voluntários para aderirem a essa importante ação que, além de tudo, provoca mudanças de comportamento e visão sistêmica, além de chamar a atenção das pessoas para a quantidade de lixo gerado diariamente e que podemos administrar melhor os consumos e destinar esses resíduos para a reciclagem.

“Desenvolvemos esse projeto em Unaí preocupados com a questão ambiental principalmente na área urbana, onde está concentrada a maior parte da população. Cada brasileiro descarta mais de um quilo de resíduos por dia e quando preservamos a natureza e praticamos a filantropia salvando vidas a ação fica ainda mais interessante”, toma um invés mais tocante, embora isso devesse ser uma atitude diária e comum, mas espero estarmos trilhando esse caminho, disse a bióloga ao Portal Unaí”.

O projeto de arrecadar tampas surgiu primeiro em uma ação do Hospital do Amor de Barretos e se concretizou em diversas regiões de Minas Gerais e em Unaí a Irriganor é a condutora do projeto.

Depois da arrecadação das tampas em Unaí, os resíduos são repassados à ANMECC que encaminha os mesmos ao Hospital do Amor de Barretos, que posteriormente repassa para a Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), que vende as tampas e repassa o dinheiro arrecadado ao hospital que poderá realizar compras de equipamentos, materiais de construção, alimentos cadeiras de rodas, ou seja, o que estiver necessitando com maior urgência.

Salientamos que as tampas entregues hoje foram juntadas antes do cenário de pandemia e pedimos que os parceiros tomem as devidas precauções de higienização e assepsia para coleta das mesmas. Queremos continuar com a campanha, porém precisamos garantir a saúde de todos, enfatiza a bióloga Juliana Gracieli.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes

error

Compartilhe: