Festival de Pratos Típicos dá um sabor especial a I Feira Agropecuária Técnica de Unaí

O tradicional Frango Caipira, o amado Arroz com Pequi, o conhecido Arroz Carreteiro, o indispensável Feijão Tropeiro, o Tutu, o suculento Porco Caipira e o irrecusável Torresminho, preparados de diversas formas, uma variedade de sabores de dar água na boca. Criativos, coloridos e saborosos, essas são algumas das definições que se pode dar aos diversos pratos apresentados no 16º Festival de Pratos Típicos de Unaí.

O evento foi mais uma vez um sucesso e ganhou uma transformação relevante. Agora parte dos pratos apresentados são avaliados em uma disputa acirrada de sabor e apresentação dos alimentos doces e salgados. É possível afirmar que o bom gosto feminino, a delicadeza, a sensibilidade e a união foram os ingredientes principais para o acontecimento chegar aos seus 16 anos a todo vapor e com vontade de crescer ainda mais.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, doutor Ricardo Rodrigues de Almeida, parabenizou todos os participantes e afirmou que o Festival foi a única atividade que foi mantida nessa nova estrutura da Feira. Ele salientou a importância de manter a cultura da culinária acesa e agradeceu a todos que empenharam para fazer do evento um sucesso.

O prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, parabenizou o Sindicato Rural por manter a tradição de fazer da Agrotec um evento grandioso. Disse que hoje são outros tempos e esse outro formato é pertinente ao momento. Lembrou ainda a importância de continuar o Festival de Pratos Típicos e saudou os coordenadores do Festival que trabalharam diuturnamente para apresentar um evento extraordinário.

Momento especial

Um dos pontos altos do Festival dos Pratos Típicos foi a comemoração dos 25 anos do Sicoob Noroeste de Minas, que fez questão de festejar juntamente com os produtores rurais esse extraordinário momento em que a cooperativa de créditos celebra a sua trajetória de sucesso.

O presidente do Sicoob Noroeste de Minas, Nelson Amado Noivo, parabenizou o Sindicato por essa reestruturação na feira e disse que sempre será parceiro de eventos que visam fortalecer o produtor rural. Nelson disse que chegar aos 25 anos com essa força que do Sicoob Noroeste de Minas chegou é devido a confiança de seus associados nas ações que a cooperativa tomou ao longo de sua existência.

Melhores sabores

Foi uma noite especial para mãe e filha, a ex-vereadora Dorinha Melgaço e a sua Filha Giulia Campos Lousada, Elas foram as grandes campeãs, uma na disputa dos pratos doces e a outra ganhou o prêmio dos pratos salgados.

Ao Portal, Unaí Dorinha Melgaço afirmou que foi uma honra poder receber ao lado de sua filha as duas melhores premiações da noite. Disse também que durante 15 anos se dedicou à organização do Festival dos Pratos Típicos, e que neste ano resolveu se afastar para concorrer. Dorinha ganhou o prêmio com uma receita especial “Caipira Requintado”, um prato saboroso preparado com frango caipira, requeijão caseiro preparado por ela mesma e milho verde. Já Giulia, que é nutricionista, fez os jurados se acabarem com um delicioso Mousse de Maracujá.

Veja como ficou a classificação do Festival

Doce

3º Lugar: Queijo Minas Trufado(Queijo Iuna), Rose Dayrell (Noroeste Empreendedor)

2º Lugar: Doce de Leite- Luciana Teixeira (Noroeste Empreendedor)

1º Lugar: Espuma Mousse Maracujá- Giulia Campos Lousada

Salgado

3º Lugar: Engrossado de Milho com Frango Caipira- Agro Indústria Unaí (Noroeste Empreendedor)

2º Lugar: Arroz Sertanejo- Luiz Anselmo de Sá

1º Lugar: Caipira Requintado- Dorinha Melgaço

Todos eles foram premiados em dinheiro através de um apoio do Sicoob Noroeste de Minas.

O evento foi realizado no Palácio Rural, na noite dessa quinta-feira, 05 de setembro, contando com a participação de centenas de pessoas.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes

error

Compartilhe: