Fórum Regional em Unaí discute produção de alimentos com sustentabilidade

Foi realizado no Palácio Rural de Unaí, durante a manhã desta quarta-feira, 05 de setembro, o XIV Fórum Regional de Agropecuária do Noroeste Mineiro. Durante o evento, que durou cerca de 3 horas, lideranças e empresários ligados ao agronegócio discutiram a produção de alimentos com sustentabilidade.

Ao abrir oficialmente o Fórum, o presidente do Sindicato Rural, doutor Altir de Souza Maia, ressaltou que quem fala em produção tem que falar de água. “Vamos aqui hoje aprender a salvar a água e saber o que fazer dela”, disse ele, citando em seguida vários exemplos de escassez de água e afirmando que este é o momento de se discutir reservação.

A representante do Sebrae, Roseli Soares Vaz, destacou a importância da agropecuária no desenvolvimento regional e citou ações do Sebrae que visam o fortalecimento do agronegócio. Após enaltecer a grande extensão territorial do município, o prefeito Branquinho reconheceu a consciência ambiental dos produtores de Unaí. Ele lembrou os diversos ciclos de desenvolvimento da cidade e defendeu a produção, aqui na região, de alimentos derivados do leite, do milho, entre outros.

O presidente da Faemg, Roberto Simões, enfatizou que a produção precisa evoluir, porém com sustentabilidade, que na visão dele, é o tema do momento. Simões citou ações da Faemg com foco em sustentabilidade e defendeu uma nova mentalidade produtiva para que a terra não entre em colapso.

Os palestrantes Gustavo Chianca e Claudio Takao Karia finalizaram o Fórum falando de produção de alimentos com sustentabilidade. Coube a Rui Fava Corsato e Everaldo Peres a missão de buscar sanar possíveis dúvidas na condição de debatedores.

O evento foi realizado graças a uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí e o Sebrae.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes