Inaugurada a Praça do Residencial Curva do Rio

Família Rocha Miranda dá exemplo de empreendedorismo

Localizada no ponto central do Residencial Curva do Rio, hoje o mais novo bairro da cidade de Unaí, a Praça Maria Rita Rocha Miranda, que já se tornou um espaço de lazer dos unaienses, foi inaugurada na tarde de 19 de novembro. Durante a solenidade de inauguração, marcada pelo prestigio do empreendedor Tércio Miranda e os filhos Leandro e Eduardo, uma vez que diversas lideranças se fizeram presentes, o que se ouviu foram muitos elogios devido a responsabilidade e habilidade como foi projetado o empreendimento.

Inauguração

O deputado federal e futuro secretário executivo do Ministério da Agricultura no governo Bolsonaro, Marcos Montes, participou da inauguração e declarou que os investimentos feitos pela Família Rocha Miranda no município, deveria servir de exemplo para o Brasil. “Estou muito entusiasmado com tudo isso aqui. Deveríamos tirar uma foto e espalhar pelo país, pois, no momento econômico em que vivemos, chegar e ver um empreendimento como este, é realmente motivo para muita empolgação”, declarou o deputado. Ele citou a Família Rocha Miranda como um grande exemplo e declarou que leva consigo a lembrança de uma família bem construída e de princípios. “É com estes exemplos, morais e éticos, que vamos recuperar o Brasil”, concluiu Marcos Montes.

A deputada federal Raquel Muniz, que tem investimentos em Unaí, também enalteceu as iniciativas da Família Rocha Miranda e declarou estar imensamente feliz com a grandeza do empreendimento. “Seu Tércio é um homem realizado, com dois maravilhosos filhos que trabalham e empreendem. Família a gente conhece pelos frutos”, disse a deputada.

O prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, declarou que a Prefeitura estava ali de carona, esclarecendo que tudo no residencial foi feito pelos empreendedores, inclusive a placa de inauguração. Ele afirmou que o empreendimento é um exemplo e voltou a dizer que Unaí não pára de crescer e precisa de ordenamento. “Ordenamento como o que estamos vendo aqui”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Paulo Rodrigues relembrou as batalhas dos jovens empreendedores na busca por um empreendimento que ficasse totalmente de acordo com a lei e externou sua alegria por testemunhar a realização de um sonho da família.

Emoção

A mais nova praça de Unaí leva o nome de Maria Rita Rocha Miranda, que faleceu ainda jovem mas deixou bons exemplos como legado aos filhos Leandro e Eduardo. Ao discursar na solenidade de inauguração da praça, Eduardo Miranda fez alguns agradecimentos e não se conteve de emoção ao lembrar da mãe. Passou a palavra ao irmão, Leandro, que também emocionado, falou da gratidão às pessoas que acreditaram no empreendimento. Ele agradeceu principalmente a avó Alda, que acreditou e permitiu que o sonho fosse possível. Sobre a mãe Maria Rita, ele disse: “Vivi muito pouco com ela, apenas 14 anos, mas aprendi muito”.

Homenagem

A homenagem feita pelo esposo e os filhos à Maria Rita, faz jus à sua biografia de mulher batalhadora e empreendedora. Maria Rita Rocha Miranda nasceu em Unaí, no dia 08 de maio de 1949, filha de Alda Costa Rocha e Leão Rocha. Ela cursou o 1º e 2º graus na Escola Estadual Domingos Pinto Brochado e Colégio do Carmo, concluindo o curso de Normalista em Belo Horizonte, no Colégio Nossa Senhora da Piedade.

Ainda em Belo Horizonte, iniciou o curso de Biblioteconomia na Faculdade Católica. Mudou-se para Brasília em 1969, e estudou Inglês, Espanhol e Alemão. Ingressou na UnB, concluindo o curso de Biblioteconomia. Casou-se com Tércio Miranda em 1972, e teve dois filhos, Eduardo e Leandro. Foi professora de 2º grau, entre 1969 e 1974 na Escola Nossa Senhora do Rosário. Fez curso de Especialização de Documentos, aperfeiçoando-se na área de Biblioteconomia. Ingressou através de concurso público na Câmara dos Deputados, classificando-se em 2º lugar, entre 3000 inscritos. Maria Rita faleceu em 1993, aos 43 anos de idade.

Reportagem: Rubens Martins
Fotos: José Ney Lopes
Fotos aéreas: Adriano Filmes