Interacoope chega a Unaí

Projeto amparado pelo Sicoob Credigerais levará educação cooperativista e financeira a 130 alunos da rede estadual de ensino

Uma festa: esse é o termo que define o evento de apresentação do Interacoope aos pais e alunos da Escola Estadual “Teófilo Martins Ferreira”, da cidade de Unaí. Realizado na noite de ontem, 20, a noite foi repleta de animação, brincadeiras e muita informação para os convidados. Através do termo de cooperação entre o Sicoob Credigerais, que ampara o projeto há cinco anos, e a Associação de Pais e Mestres da escola, a estimativa é de que o Interacoope atenda 130 alunos do 5º ano do ensino fundamental na escola em 2020.

Em seu discurso, a diretora da Escola Estadual “Teófilo Martins Ferreira”, Ivanilza Gomes, justificou suas expectativas. “Estamos animados e encantados com o projeto, pois acreditamos que a inovação na educação é necessária para transformar as realidades da comunidade e o Interacoope traz isso para a escola. Somos muito gratos ao Sicoob Credigerais por ter-nos escolhido para iniciar o projeto em Unaí”, afirma.

Já o secretário municipal de Educação de Unaí, Geraldo Magela Cruz, acredita que a escolha da escola para iniciar a educação cooperativista na cidade não foi em vão. “Promover os valores e princípios do cooperativismo nos ajuda a construir uma sociedade melhor, com equidade, equilíbrio e desenvolvimento. Estou certo de que a escola não foi escolhida por acaso: todos que fazem parte dela cuidam da escola e uns dos outros, o que é a base da cooperação”, explica.

Expansão

Após cinco anos sendo realizado na cidade de Paracatu, o Sicoob Credigerais inicia o projeto de expansão do Interacoope. O projeto, que trabalha junto às crianças do quinto ano do ensino fundamental, já formou mais de 1700 alunos. As escolas atendidas pelo programa incluem as disciplinas em suas grades curriculares e os alunos aprendem na prática sobre finanças, educação socioambiental, desenvolvimento de liderança e os princípios do cooperativismo.

“O que nós queremos deixar aqui é um legado do que nós entendemos como cooperativismo, sempre alinhados aos seus princípios. Esse é o nosso desejo e propósito, especialmente por nos preocuparmos sempre com o que podemos contribuir às comunidades nas quais estamos inseridos”, finalizou o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credigerais, Darcy da Silva Neiva Filho.

Texto: Assessoria de Comunicação Sicoob Credigerais
Fotos José Ney Lopes