Políticas públicas é tema de encontro na ACE e CDL

A Associação Comercial e Empresarial e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Unaí receberam nesta terca-feira, dia 7, a presença do consultor do Instituto de Avaliação, Gestão e Educação, Marcos Lima, que proferiu palestra sobre as “Políticas públicas para o fortalecimento empresarial”.

Segundo o consultor, “a política pública pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento territorial e para a promoção da geração do emprego e renda em uma região. As políticas públicas têm uma importância muito grande, sendo um mecanismo fundamental de desenvolvimento”.

As políticas públicas têm como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do estado, município ou país; responder às demandas dos setores da sociedade; ampliar e efetivar direitos de cidadania que são conquistados nas lutas sociais; e ainda regular conflitos entre atores sociais, como interesses de classes e grupos. São exemplos de políticas públicas a diminuição da criminalidade em um bairro; a construção de um parque ecológico; o programa de conscientização sobre a dengue ou ainda a contratação de médicos para um programa de saúde.

Entre alguns exemplos de políticas públicas específicas para o varejo podem ser citados o acompanhamento e a contribuição para a efetivação da Reforma Tributária; o incentivo à criação de frentes parlamentares para comércio, serviços e empreendedorismo nos municípios de MG; e a ampliação da participação das micro e pequenas empresas em compras governamentais.

De acordo com Marcos Lima, para cumprir o papel de governança pública os governos e suas organizações precisam valorizar, avaliar e requalificar de forma contínua os servidores públicos; descentralizar o poder; modernizar a infraestrutura; intensificar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação visando mais transparência às suas ações e às medidas governamentais para a sociedade, bem como facilitar a vida do cidadão; e priorizar a gestão de processos, a formação de parcerias e a estruturação de redes de conhecimento com o setor privado e o terceiro setor.

Durante sua palestra, o consultor fez um panorama sobre as possíveis gerações no âmbito do varejo, que vão dos “maduros ou veteranos”, passando pela geração X e Y, até a geração Z, esta última caracterizada pela ligação à alta tecnologia, pelo otimismo e pelas relações totalmente virtuais. “Há uma diversidade no varejo, e é importante aprender a lidar com as diversas gerações. E as políticas públicas trabalham com essas diversidades, ou seja, ela leva uma comunidade a tomar decisões que sejam benéficas para toda a sociedade”. Segundo Marcos Lima, as lideranças empresariais precisam mobilizar as lideranças políticas. “É preciso fazer as coisas acontecerem”, ressalta.

A palestra, realizada na noite desta terça-feira, encerra o ciclo de debates realizados nesta segunda e terça-feira, em Unaí, no âmbito do Seminário Regional da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), promovido em parceria com o Conselho Estadual do SPC em Minas Gerais (CESPC-MG). As políticas públicas foram discutidas de forma intensa com representantes do Sebrae e das CDLs da Região Noroeste de Minas, empresários e associados, além de autoridades do setor público, entre eles vereadores e secretários municipais. Durante o encontro, foi construída uma agenda pública que será entregue à FCDL-MG.

Por meio do tema “Políticas Públicas”, a Federação pretende estimular as iniciativas e projetos de Lei elaborados pelos presidentes e representantes da entidade que possam contribuir para o desenvolvimento do comércio lojista de Minas Gerais.

“É fundamental compartilhar essa agenda pública que foi construída ontem por meio dessa integração entre os empresários e os representantes do Executivo e do Legislativo. É importante dar continuidade aos debates e a ACE/CDL Unaí podem ser um palco para esse debate e para planejar o que pode ser feito. Elas [ACE/CDL] podem ser um farol, pois essa continuidade pode gerar compromissos e, consequentemente, um desdobramento. A articulação e a integração são fundamentais no processo de desenvolvimento do território”, finaliza Marcos Lima.

Como anfitriã, a presidente da ACE/CDL Unaí, Eliana Oliveira Zica Pereira, agradeceu a presença de todos e elogiou o nível dos debates durante o encontro regional, e que contribuíram para o sucesso na formulação da agenda. “Foi uma honra para nosso município sediar um evento dessa magnitude. Esperamos que no próximo ano também possamos contar com todos vocês aqui novamente. A ACE/CDL é um palco de debates, sempre convidamos empresários e o poder público, bem como diversas lideranças, para debater os assuntos que dizem respeito nosso comércio e ao setor varejista. Nós só podemos fazer algo por meio de debates e com a presença de vocês, trazendo ideias e soluções”, conclui Eliana.

Reportagem: Stela Zica

Fotos: José Ney Lopes