Prefeito de Arinos é o novo presidente do Convales

Carlos Alberto foi eleito por aclamação

 

O prefeito de Arinos, Carlos Alberto Recch Filho, foi eleito neste dia 16 de janeiro como novo presidente do Convales – Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas. Ele foi aclamado pelos demais colegas prefeitos após externar sua vontade de presidir o Consórcio, cuja sede está no município de Arinos. “Sou às vezes combativo e um pouco polêmico, mas quero colaborar, vou trabalhar sempre em prol da coletividade”, disse Carlos Alberto Recch minutos antes de ser eleito. Jair Montagner, que também tinha o desejo de presidir o Consórcio, abriu mão da candidatura e ficou com a primeira vice-presidência.

Pauta de trabalho ampliada

Assim que assumiu o cargo, o novo presidente relembrou as primeiras ações do Convales à época de sua fundação e pediu apoio aos consorciados. Ele agradeceu a confiança e declarou que a direção do Convales é de todos os prefeitos, deixando claro que está totalmente aberto a sugestões. Recch disse também que pretende trabalhar juntamente com a Amnor em defesa dos municípios do Noroeste Mineiro e completou propondo sua primeira ação, ampliar a pauta de reuniões com vistas a promover uma maior união entre os prefeitos dos municípios consorciados e principalmente para discutir as demandas com mais brevidade. Carlos Alberto propôs que as reuniões dos prefeitos do Convales passem a ser mensais e acatou de imediato uma sugestão do prefeito de Brasilândia de Minas, Marden Júnior, que pediu a implantação de reuniões itinerantes com o intuito de dar mais visibilidade ao Consórcio nos municípios. O novo presidente marcou, inclusive, a primeira reunião itinerante já para o próximo mês na cidade de Riachinho. Prefeitos e vereadores presentes à assembleia desejaram sucesso à nova diretoria.

Desenvolvimento regional

Ao final da reunião, Carlos Alberto concedeu uma entrevista ao Jornal Visão Regional e reafirmou suas intenções de trabalhar na busca pelo desenvolvimento regional. “É uma satisfação poder representar os prefeitos que me elegeram para presidir o Convales, mas vamos trabalhar em conjunto. O Consórcio é a união dos municípios, temos problemas em comum, apenas com intensidades diferentes. Vamos procurar trazer os benefícios que promovam o desenvolvimento regional. Já temos a área de saúde que funciona muito bem no Consórcio, agora vamos ampliar a discussão em torno dos resíduos sólidos, de resíduos dos materiais de construção e de outras áreas como turismo, meio ambiente e agropecuária, que podem ter projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população do Noroeste de Minas”, ressaltou Carlos Alberto.

Veja como ficou composta a nova diretoria do Convales
DIRETORIA EXECUTIVA - 2019

Presidente: Carlos Alberto Recch Filho – Prefeito de Arinos

Vice-Presidente: Jair Montagner – Prefeito de Chapada Gaúcha

Secretária Executiva: Dayane Fabrícia de Jesus

Vice-presidente Órgão Temático Econômico: José Gomes Branquinho – Prefeito de Unaí

Vice-presidente Órgão Temático de Saúde: Marden Júnior Teles Pereira da Costa – Prefeito de Brasilândia de Minas

Vice-presidente Órgão Temático de Desenvolvimento Social: Odilon de Oliveira e Silva – Prefeito de Cabeceira Grande

Vice-presidente Órgão Temático de Educação: Edson Sabino de Lima – Prefeito de Lagoa Grande

Vice-presidente Órgão Temático de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo: Ronaldo Ferreira de Morais – Prefeito de Uruana de Minas

Vice-presidente Órgão Temático de Cultura e Economia Criativa: Donizete Antônio dos Santos – Prefeito de Bonfinópolis

Vice-presidente Órgão Temático de Agricultura e Pecuária: Rutílio Eugenio Cavalcante Filho – Prefeito de Urucuia

Vice-Presidente Órgão Temático de Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento: Liedson Silva Martins – Prefeito de Riachinho

 

Comprovada a solidez e o crescimento do Convales

Em Assembleia Geral Ordinária realizada na tarde de 16 de janeiro, em sua sede na cidade de Arinos, o Convales – Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas comprovou, através da prestação de contas feita por sua equipe de trabalho, que vem crescendo com boa solidez financeira e prestando excelentes serviços à comunidade do Noroeste Mineiro.

Gestão 2018

Ao falar sobre sua gestão como presidente do Convales, que findou em 31 de dezembro, o prefeito de Bonfinópolis de Minas, Donizete Antônio dos Santos, destacou os desafios enfrentados na busca pela promoção do desenvolvimento regional. Ele citou a crise nos municípios para ressaltar que 2018 foi um ano de muitas dificuldades, mas afirmou que todos os prefeitos estão com esperanças renovadas para continuarem a luta. Durante a prestação de contas ficou claro que mesmo com todas as dificuldades a gestão presidida por Donizete desempenhou um excelente papel junto aos municípios consorciados. O então presidente do conselho fiscal, Hélio Menezes, vereador de Riachinho, reafirmou a execução dos números e externou sua felicidade por ver que os prefeitos estão caminhando no rumo certo.

Crescimento

Apresentados pelo assessor contábil Gilmar Martins, os números mostraram evolução no setor financeiro do Consórcio, que finalizou o ano com uma considerável soma em caixa. Após a detalhada apresentação da execução orçamentária, as contas foram aprovadas por unanimidade, e com direito a elogios por parte dos demais prefeitos. Dayane Fabrícia, secretária executiva do Convales, mostrou outros números, que deixaram ainda mais clara a importância do Consórcio para a população do Noroeste. De acordo com ela, além da realização de licitações de medicamentos e de outros serviços, em 2018 foram atendidos, através do Convales, 213 mil e 49 pacientes. Destes, 33 mil 222 foram transportados pelo Consórcio, que realizou 1.788 viagens.

SIM

Numa outra área, também de saúde pública e de grande relevância social, o Convales presta o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, que tem aguçado a curiosidade de instituições de diversas regiões do país. Dayane informou que em 2018 o Convales recebeu várias visitas de outros consórcios e ministrou diversas palestras para passar a exitosa experiência do Serviço de Inspeção Municipal que vem sendo desenvolvido pelo Consórcio aqui no Noroeste de Minas. Serviço este que de acordo com o então presidente, Donizete Antônio, passou a ser reconhecido de fato pelo IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária. Em 2018 a equipe do SIM realizou 119 visitas nos municípios do Noroeste, legalizou 37 produtos, 16 agroindústrias e possui 5 produtos em processo de legalização.

Iluminação Pública

A iluminação pública também foi um serviço prestado à população através do Convales, que assinou contrato com uma empresa do ramo e deu manutenção em quase 13 mil pontos de luz em 19 municípios da região. Durante a Assembleia ficou constatado que o serviço prestado durante 2018 ficou a contento e um aditivo no contrato entre o Convales e a empresa executora foi autorizado pelos prefeitos.

Representatividade

Outra boa notícia dada pela secretária executiva do Convales é que o Consórcio passou a fazer parte da Rede Nacional de Consórcios Públicos e já tem importantes reuniões marcadas com membros do 1º escalão do Governo Federal. O Convales é o representante de Minas Gerais na Rede.

Manifesto

Durante a assembleia, dois manifestos a Romeu Zema foram propostos pelos prefeitos Donizete, de Bonfinópolis, e Branquinho, de Unaí. O primeiro propõe mostrar a Romeu Zema o descontentamento do veto do governador quanto à entrada dos municípios do Noroeste no Idene. O segundo pede que as instituições representativas se manifestem no sentido de que Romeu Zema publique um decreto desfazendo o ato do ex-governador, Fernando Pimentel, que retém verbas de IPVA e ICMS pertencentes aos municípios.

Reportagem: Rubens Martins
Fotos: José Ney Lopes