Prefeitura de Unaí se pronuncia sobre boatos referente à leitos de Covid

No final da tarde desta quinta-feira, 18 de junho, a prefeitura municipal divulgou as informações referente a um áudio que “viralizou” nas redes sociais em Unaí. Esse áudio menciona a suposta existência de 16 leitos ocupados por pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal de Unaí; noticia suposta ocupação recente do último leito disponível para Covid-19 no HMU, e ainda a obrigatoriedade de hospitais particulares disponibilizarem, 5 leitos para tratamento de eventuais pacientes com Covid-19 na cidade.

A ASCOM “Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Unaí”, no final da tarde de hoje, quinta-feira, 18/6, conversou com médico, Doutor Joaquim Tomaz, diretor clínico do Hospital Municipal de Unaí, cujo nome é referido no áudio como fonte dessas supostas informações.

ASCOM: Dr. Joaquim, sobre um áudio que circula nas redes sociais, dando conta de que no Hospital Municipal de Unaí, há 16 leitos ocupados por pacientes com Covid-19, é verdade?

Dr Joaquim: Não, não é verdade, hoje, dia 18/6/2020, nós temos lá(no HMU) 5 leitos ocupados por pacientes portadores de Covid-19.

ASCOM: doutor, é verdade que o último leito disponível para pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal foi ocupado?

Doutor Joaquim: Não, não é verdade. Nós temos lá (no HMU) ainda, 5 leitos disponíveis.

ASCOM: Sobre a informação de que todo hospital particular de Unaí é obrigado a reservar 5 leitos para pacientes com Covid-19?

Dr Joaquim: Isso é o caso, de, se essa pandemia se estender, e que ao que tudo indica, todas as pessoas envolvidas na contenção do Covid-19, é que realmente chegamos agora no tão esperado pico da doença, se isso acontecer, e realmente esgotarmos todos os leitos públicos, já existe uma normativa falando isso, ainda no início da pandemia recebemos uma visita do Estado, e informaram, que se precisar, cada hospital particular teria que disponibilizar 5 leitos para internação desses pacientes.

ASCOM: Algum paciente de Unaí removido para a UTI em Patos de Minas?

Doutor Joaquim: Sim, hoje conseguimos uma vaga para uma paciente, uma senhora de 75 anos de idade, que vai dar sequência ao tratamento, para Covid-19, em Patos de Minas.

ASCOM: Essa senhora reside em Unaí?

Dr Joaquim: Sim, residente em Unaí.

Ao final da entrevista, Dr. Joaquim informou que, desses 5 pacientes, que estão na ala Covid do Hospital Municipal, quatro residem em Unaí. E a paciente que foi removida para Patos de Minas também é residente em Unaí, portanto hoje, 18 de junho de 2020, ao todo, 5 unaienses estão hospitalizados com Covid-19.

Fonte: ASCOM

error

Compartilhe: