Secretários do Estado de Minas Gerais participam de importante evento da Coagril sobre sustentabilidade

Coagril, realizou reunião do Núcleo Cooperativo, na sede do Lions Clube de Unaí, onde estiveram presentes Germano Viera, Secretário de Meio Ambiente de MG, Ana Maria Valentini, Secretária de Agricultura do Estado de Minas Gerais e Marília Carvalho de Melo, diretora geral do IGAM.

O evento contou com o apoio da Irriganor e da Aprosoja Minas na organização. Estiveram presentes outras importantes autoridades da região e é claro de produtores rurais cooperados à Coagril. Quatro temas foram debatidos: resultados da aplicação do Soja Plus em Minas Gerais e nos estados da Bahia e Mato Grosso do Sul; demanda de mercado por uma soja sustentável; e como compatibilizar disponibilidade hídrica e agricultura irrigada; além de esclarecimentos sobre Processo de Nulidade da Patente Intacta. Os palestrantes Aziz Galvão, Bernardo Pires, Everardo Mantovani, José Guilherme Junior e José Perdiz, contribuíram e muito com palestras objetivas e temas importantíssimos para os produtores rurais da região.

O presidente da Coagril, José Carlos Ferrigolo, falou da parceria com a Irriganor e a Aprosoja para levar importantes informações aos produtores da região. Ele disse que a presença dos secretários de Estado ao evento foi bem oportuna, tendo em vista que assuntos pendentes estão trazendo dificuldades muito grandes para o desenvolvimento agrícola da região, entre eles, os barramentos para a reserva de água.

O presidente do Núcleo Cooperativo, José Amado Noivo, disse que os renomados palestrantes levaram informações que com certeza ajudarão o desempenho do produtor, salientou ainda que eventos como esse muito contribuem com o desenvolvimento regional e para a evolução socioambiental do país.

“Pudemos estabelecer pontos comuns entre o setor da Agricultura e o de Meio Ambiente, pois acreditamos na produção sustentável e nas orientações do governador Romeu Zema para um apoio efetivo a quem quer produzir de forma correta, gerar renda e emprego”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente de Minas Gerais, Germano Vieira.

“As diretrizes do Sisema foram muito bem acolhidas. Essa reunião foi uma oportunidade excelente para que a Seapa e a Semad participassem junto com os produtores da região, especialmente para que eles pudessem conhecer o secretário Germano, os pontos de vista dele e também conhecer como estamos trabalhando para melhorar o ambiente jurídico para produção rural em nosso Estado”, destacou a secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Valentini. Ela disse ainda que o encontro foi uma excelente oportunidade para que o Meio Ambiente aumentasse sua interlocução com o setor de Agricultura do Noroeste.

A diretora-geral do Igam, Marília Melo, destacou a relevância da disponibilidade hídrica e da segurança hídrica, tendo em vista a necessidade de uso da água para irrigação em propriedades rurais da região.

Empresa Cidadã

Durante o Encontro, a Coagril recebeu pelas mãos do presidente do Rotary Club Unaí Centenário, o título de Empresa Cidadã, pela parceria com a Fundação Rotária. O Rotary Centenário é a entidade que criou o Leilão Arca de Noé e hoje realiza o evento com o apoio de diversas instituições na busca por melhorias na vida da sociedade unaiense.

O evento contou com a presença das seguintes autoridades.

  • Ana Maria Valentini – Secretária de Agricultura do Estado de Minas Gerais
  • Germano Vieira – Secretário de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais
  • Waldir Novaes – Vice-Prefeito de Unaí
  • José Carlos Ferrigolo – Presidente da Coagril
  • Jéssica Viana – Analista Técnica responsável pela Microrregião de Unaí
  • Athaide Francisco Peres Oliveira – Promotor de Justiça e Meio Ambiente de Minas Gerais
  • Rowena Petroll – Presidente da Irriganor
  • Fernando Faria – Consultor de Recursos Hídricos
  • Wesley B. de Freitas – Presidente Aprosoja Minas
  • Ricardo Almeida – Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí
  • Raimundo Sauer – Presidente da CAPUL
  • Ricardo Rodrigues de Carvalho – Superintendente da Supram Noroeste de Minas
  • Guilherme – Assessor Jurídico da FAEMG

Fotos: José Ney Lopes