Em 29 de abril de 1994, pela iniciativa de 25 produtores rurais, foi constituída a Cooperativa de Crédito Rural de Unaí Ltda, a CREDIUNAÍ. Em 13 de setembro de 94, iniciou-se definitivamente as atividades empresariais e financeiras, realizando a primeira autenticação. Nos primeiros anos de existência, a Crediunai funcionou em uma pequena sala disponibilizada e localizada nas instalações da CAPUL, contando com apenas 03 colaboradores. Em 2011, com a aprovação da Assembleia Geral Extraordinária, o Sicoob Crediunaí recebeu uma nova denominação: SICOOB NOROESTE DE MINAS.

Hoje atua em 5 cidades do Noroeste, com 6 agências, sendo duas em Unaí e mais 4 nas respectivas cidades: Arinos, Buritis, Riachinho e Formoso. Contando com milhares de associados, o Sicoob Noroeste de Minas cresce a cada ano e conta com uma equipe capacitada que prioriza um atendimento diferenciado aos associados, com mais de 90 funcionários.

Ao longo dos seus 25 anos, o Sicoob Noroeste de Minas valorizou e contribuiu para o crescimento do movimento agropecuário da região. Hoje conta com as duas maiores cooperativas de Unaí como parceira, a Capul e Coagril, e pensando no cooperativismo, sempre atuou em eventos que visam agregar valor ao produtor rural. Por isso não mediu esforços para atuar em parceria na I Feira Agropecuária Técnica de Unaí, a Agrotec 2019, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí.

Comemoração

O Sicoob Noroeste de Minas, além de participar como parceira da feira, engrandeceu ainda mais o evento e comemorou o seu aniversário de 25 anos dentro das atividades do Festival de Pratos Típicos, um momento especial que foi aprovado pelos associados e todos os convidados que participavam do festival.

O presidente do Sicoob, Nelson Amado Noivo, parabenizou o Sindicato pela iniciativa em reformular o evento e valorizar o produtor rural. Disse que a Agrotec Unaí prosperará, e com certeza já é o maior evento técnico para produtores rurais da região. “A nossa comemoração dos 25 anos do Sicoob Noroeste de Minas é coroado com êxito espetacular. A pujança do agronegócio e do comércio faz da nossa região uma potência, o Noroeste vai crecer absurdamente nos próximos anos. Essa é uma região próspera, hospitaleira, que fez com que a nossa cooperativa chegasse aos seus 25 anos a todo vapor,” finalizou Noivo.      

O Sicoob Noroeste de Minas participou com um stand na Agrotec Unaí e foi parceira do Leilão de Gado Leiteiro, oferecendo financiamento aos seus associados para a compra do gado.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes