Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí em busca de segurança especializada para zona rural

0

Idealizada pelo produtor rural doutor Ricardo Rodrigues de Almeida, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, a reunião realizada nessa quarta-feira (22), no Palácio Rural, teve o objetivo de requerer a instalação de uma Delegacia Especializada de Investigação e Repressão aos Crimes Rurais na cidade de Unaí.

A reunião, realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí em parceria com o Consep Rural, contou com a participação de importantes entidades e cooperativas, além, claro, de produtores rurais. Fizeram parte da mesa de autoridades, Doutor Ricardo Almeida, o delegado chefe das delegacias especializadas em investigação e repressão de crimes rurais, Rafael Lopes, o delegado regional, Douglas Magela, o inspetor da Polícia Civil, Vágner Borges, representantes da Polícia Militar, Major Lobo e Capitão Maciel.

Delegacia

Segundo o delegado Rafael Lopes, a instalação de uma delegacia especializada, em uma região, contribui muito para diminuir os crimes praticados contra os produtores rurais, porém, requer tempo e recursos para que seja instalada. Ele disse ainda que a PC trabalha diuturnamente para tentar encontrar soluções para diminuir os crimes, porém há pouco contingente policial e a região territorial é enorme.

O presidente do Sindicato Rural, Doutor Ricardo, salientou a importância da atuação das polícias Militar e Civil na região e reiterou que buscará através da secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Valentine, e do deputado estadual Inácio Franco uma aproximação com o governador Romeu Zema para que o Noroeste de Minas consiga logo a implantação da delegacia.

Estreitando Laços

Doutor Ricardo destacou que essa reunião rendeu bons frutos, tendo em vista que a aproximação com a delegacia especializada será mais forte, tanto do Sindicato Rural quanto da própria Polícia Civil de Unaí. Disse também que estará reivindicando ao doutor Rafael Lopes uma atuação ainda mais forte da PC na zona rural.

O delegado disse que está de portas abertas para atender os anseios de Unaí e toda região. Afirmou que levará as reivindicações para seus superiores e que essa integração de forças tende aumentar a eficácia das investigações policiais.

Crimes contra os produtores

Os produtores rurais da região, tanto da área agrícola quanto da pecuária, vêm sofrendo com inúmeros roubos e assaltos. Os infratores dão um prejuízo muito grande aos produtores nos roubos de cabeamentos e transformadores de energia elétrica, defensivos agrícolas, insumos e furtos de gado. Nos últimos meses a Polícia Civil estima um prejuízo de mais de meio milhão só em furtos relacionados à zona rural.

Começando com pé direito

Doutor Ricardo Rodrigues de Almeida, que assumiu a presidência do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí na tarde desta quinta-feira (23), em um grandioso evento realizado no Palácio Rural, começou com o pé direito trazendo uma importante pauta em uma reunião que trará inúmeros benefícios para a segurança dos produtores em suas propriedades.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes