Solidão Povoada: Boqueirão 2020 acontece virtualmente

“Povoada de Deus, do povo, de símbolos, de poesia e povoada de sentido, por tudo isso a gente aguenta realizar a romaria neste ano através da nossa página no youtube”, disse Frei Geraldo em entrevista ao Portal Unaí na noite dessa quinta-feira, 11 de junho no primeiro dia de celebrações através de um chat ao vivo.

A pandemia pegou todos de surpresa e depois de 271 anos a Romaria de Santo Antônio do Boqueirão acontece sem nenhum romeiro. Graças à tecnologia, a Paroquia Nossa Senhora da Conceição se reinventou e traz aos seus adeptos a fé e um pouquinho de energia da romaria através de celebrações transmitidas para centenas de pessoas no Brasil inteiro.

Para o pároco Frei Geraldo esse é um momento de renovação e de crescimento. “Fica aqui um aprendizado pra gente valorizar o que acontece no Boqueirão, o que vivemos aqui deveria ser um estilo de vida, onde reúne todas as classes sem um combater o outro. Aqui vem gente paupérrima, aqui vem gente riquíssima, todos se unem e trabalham, festejam e rezam juntos, isso é o que a gente sonha para a sociedade”, disse Frei Geraldo.

“A romaria sendo virtual neste ano deu uma chacoalhada pra gente valorizar mais isso aqui e fazer do Boqueirão um estilo de vida. Sentimos um vazio enorme quando passamos pela ponte e não vemos luz, barracas, gente e aquela alegria do povo romeiro. Bate uma tristeza muito grande no coração e uma saudade! Saudade é o amor que fica ou que permanece. Quando você sente saudades é sinal que ama as pessoas, então estamos aqui na maior saudade,” revelou Frei Geraldo.

As celebrações que estão sendo realizadas virtualmente e ao vivo são feitas em homenagem ao Divino Espírito Santo, Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio e estão acontecendo no santuário novo. As missas começaram nessa quinta-feira com duas celebrações. Hoje, sexta-feira, com mais duas, uma pela manhã e a outra às 19:30 horas.

Nesse sábado, dia de Santo Antônio, 13 de junho, a programação será extensa, as celebrações começarão às 8 horas da manhã e durante todo o dia serão transmitidas na página da paróquia arquivos de vídeos e fotos preparados pela Secretaria de Cultura de Unaí, ou seja, das 08 às 22 horas você poderá acompanhar atividades no canal da paróquia.

A estrutura montada para transmissão ao vivo é uma produção da empresa Adriano Filmes, que trabalha hoje com o que há de mais moderno em transmissões, apresentando qualidade em som e imagem das celebrações.

A romaria de Santo Antônio do Boqueirão 2020 está sendo realizada através de uma parceria entre a Paróquia e a Prefeitura Municipal de Unaí. Não será permitida a permanência de nenhum romeiro no distrito até este sábado, 13 de junho. Caso você queira acompanhar a romaria, acesse o link abaixo e fique em casa praticando a fé no conforto do seu lar.

Clique aqui e acesse a página no youtube

Reportagem: José Ney Lopes
Fotos: José Ney e Adriano Filmes

Para relembrar o frio do Boqueirão veja fotos aéreas registradas por Adriano Filmes na manhã dessa sexta-feira, 12 de junho de 2020.

error

Compartilhe: