Sonhos interrompidos: Prefeitura de Unaí comunica o fim do contrato com a Unimontes

Instalada em Unaí a duras penas e após inúmeras reuniões de lideranças com o Governo de Minas e com a reitoria da Universidade, a Unimontes poderá fechar suas portas e paralisar as atividades no município.

A confirmação do fim do contrato entre a Universidade e a Prefeitura de Unaí, firmado no ano de 2002, veio através de uma nota emitida pela Secretaria Municipal de Educação explicando que o ensino superior não é uma obrigação da Prefeitura. “A Prefeitura de Unaí agora se vê obrigada a uma decisão difícil, escolher entre gastar com ensino superior – que não é sua obrigação – ou atender a demanda por vagas nas creches”, diz a nota.

A nota enumera os gastos que a Prefeitura tem com a Unimontes e alega que inicialmente os mesmos se justificavam por se tratar de um incentivo, uma contribuição para implantação do Campus no município. Por fim, informa: “A partir de 28 de fevereiro de 2019, o convênio entre Prefeitura de Unaí e Unimontes estará rescindido”, conclui a nota.

Sem o contrato com a Prefeitura o mais provável é que a Universidade feche o Campus em Unaí, interrompendo o sonho de aproximadamente duas centenas de acadêmicos que ora cursam Ciências Biológicas e Letras.

O Portal Unaí tentou um contato com a assessoria de comunicação da Unimontes para saber sobre o futuro do Campus e dos acadêmicos, mas não obteve sucesso.

Em conversa com algumas pessoas ligadas à Universidade, estas declararam que o mais provável é que estes cursos sejam transferidos para o Campus de Paracatu, para onde os acadêmicos de Unaí terão que se deslocar todos os dias caso queiram concluir o curso.

Reportagem: Rubens Martins
Foto: José Ney Lopes