Unaí completa 75 anos com festa modesta e sem nenhuma inauguração

Fuzileiros Navais abrilhantaram a festa

O município de Unaí completou dia 15 de janeiro 75 anos de emancipação política e administrativa. As comemorações de tão importante data se deram de forma modesta e sem nenhuma obra entregue à população. Durante a solenidade cívica realizada pela Prefeitura Municipal, a secretária de Cultura, Luciana Navarro, abriu os discursos e frisou tal fato. O prefeito recomendou que fosse feita uma festa pequena,” disse Luciana, argumentando que sentia uma alegria muito grande. O presidente da Câmara, Carlinhos do Demóstenes se limitou a nominar os vereadores presentes e declarou estar orgulhoso por representar a Câmara. Prestigiando sua cidade natal, o prefeito de Uruana de Minas, Ronaldo Verdadeiro, ressaltou que aquele era um momento muito importante para Unaí e que estava ali levando o abraço do povo Uruanense.

Crise

Alegando crise, provocada pela retenção de verbas do município pelo Estado, o prefeito José Gomes Branquinho disse que a festa só foi possível com a ajuda dos parceiros, a quem abraçou simbolicamente e declarou que está trabalhando firme juntamente com o vice-prefeito Waldir, que estava ausente, para buscar as conquistas para Unaí. Branquinho finalizou declarando que mesmo diante das dificuldades está extremamente agradecido por tudo.

Fuzileiros Navais

O espetáculo protagonizado pelos Fuzileiros Navais de Brasília teve início com o desfile saindo da Praça São Cristóvão e culminou no Palácio Rural do Parque de Exposições com um concerto da Banda dos Fuzileiros, que executou músicas clássicas, populares, religiosas e dobrados. Um dos responsáveis pela presença dos fuzileiros navais e dos veteranos da Marinha em Unaí, Ildeu Pereira, do Cepasa, frisou que a presença dos fuzileiros no aniversário da cidade entra para a história. O Capitão de Corveta, Nei Santos, falou da gratidão pelo convite e agradeceu a hospitalidade do povo unaiense.

Homenagens

Durante a cerimônia, a Prefeitura fez ainda uma homenagem aos servidores que se aposentaram no ano passado e a Câmara Municipal fez a entrega da “Comenda Alcides Ribeiro dos Santos” ao empresário Carlos Oberto Correia da Costa. Autor da comenda, o vereador Alino Coelho explicou que a honraria é oferecida anualmente a pessoas que fizeram ou fazem algo pelo crescimento de Unaí.

Programação

O aniversário teve ainda shows com artistas locais, bem como atrações artísticas, culturais, de esporte e de lazer. Uma missa também foi celebrada.

Reportagem: Rubens Martins
Fotos: José Ney Lopes