Workshop Visão Estratégica é o marco inicial da nova diretoria da ACE e CDL Unaí

Em parceria com o Sebrae, a Associação Comercial e Empresarial de Unaí (ACE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizaram na última quinta-feira, 22 de fevereiro, um dos maiores e mais importantes eventos promovidos pelas instituições nos últimos anos. O Workshop Visão Estratégica foi pautado em experiências e diretrizes para uma gestão empresarial consciente com o intuito de aperfeiçoar o conhecimento teórico dos empresários locais.

Através de um projeto de setorização do comércio de Unaí, idealizado e colocado em prática pela presidente Eliana Zica no ano de 2017, quando ela ainda exercia o carco de vice-presidente da ACE e CDL, foi possível absorver importantes fatores onde a Associação e a Câmara pode utilizar para dar um apoio mais eficaz aos seus associados e outras empresas interessadas.

Assim observou-se que a maior parte das empresas de Unaí tem a gestão constituída por jovens inseridos no mercado por meio de sucessão familiar ou empreendedorismo. De acordo com a presidente Eliana, o primeiro passo foi buscar parceria com uma instituição capaz de oferecer mecanismos eficazes de treinamento aos adeptos do Workshop, assim surgiu a parceria com o SEBRAE.

A parceria possibilitou aos participantes um evento com inscrições gratuitas e vagas limitada destinado apenas a empresários e dirigentes lojistas. A programação contou com uma palestra do consultor do Sebrae Minas, Gilmar Claret – empresário da área de educação e telecomunicações, cafeicultor, professor universitário e consultor para o desenvolvimento e gestão. Uma série de debates e painéis ao longo do dia promoveu um intercâmbio de experiências das diferentes gerações. O consultor abordou os seguintes temas:

• Sucessão familiar, gestão, liderança e inovação;

• Análise de mercado e possíveis investimentos na região;

• Avaliação da cultura organizacional nas empresas locais;

• Processo sucessório em uma empresa familiar de forma construtiva.

Além de Gilmar Claret, proferiram palestras a presidente da ACE e CDL, Eliana Zica, que falou sobre “Os desafios e anseios da administração no comércio de Unaí”; o tenente Renan, da Polícia Militar, “Rede de Comerciantes Protegidos”; e a analista técnica do SEBRAE Unaí, Jessica Viana, que ministrou uma palestra denominada “Unaí em Números”.

O gerente regional do SEBRAE, Marcos Alves, que participou do evento, falou ao Portal Unaí e externou o quanto é importante a parceria entre as instituições. Disse que a ACE e CDL sempre poderão contar com o SEBRAE. Para ele, o Workshop é o caminho certo para aguçar o foco motivacional dos empresários que, com certeza, proporcionará um salto qualitativo e mais consistente em seus negócios.

“As vezes observamos o quanto as tendências estão mudando todo dia muito fortemente e a gente não se dá conta de negócios que a poucos dias existiam e não existem mais. Assim o empresários têm que se reinventar para continuar competitivo no mercado, seja ele qual for”, disse Marcos Alves.

Jéssica Viana, analista do Sebrae da região de Unaí, lembrou que momentos como este permitem um olhar mais apurado da gestão estratégica nas empresas. “É importante mesclar o espírito inovador do jovem empresário com a experiências dos profissionais seniores. Esta vivência harmônica favorece desde os resultados financeiros até o atendimento ao cliente”, afirma.

A presidente da ACE e CDL, Eliana Oliveira Zica, disse que o intuito deste Workshop é construir um planejamento estratégico para entender o contexto do público e assim buscar ações que irão de fato atendê-los. Para ela é natural que pais e filhos pensem diferente sobre a gestão do negócio, já que compartilham de vivências diferentes.

No encerramento, Eliana demonstrou-se emocionada e disse que o projeto superou as suas expectativas. Ela agradeceu a todos pelo apoio e participação no workshop e parabenizou a equipe de funcionários da ACE e CDL pelo empenho na organização do evento.

“Esse momento se tornou grandioso, quem é que inicia uma gestão e tem a oportunidade de coletar informações para saber o que deve ser feito durante sua gestão? O Workshop Visão Estratégica nos possibilitou colher essas informações que, e com certeza, facilitará muito as diretrizes que nossa diretoria tomará a partir de agora,” finalizou.

O evento foi realizado no Hotel fazenda Curva do Rio, com duração de aproximadamente 10 horas.

O Workshop Visão Estratégica teve o apoio das seguintes empresas: SEBRAE, Café Unaí, Funerária Bom Pastor, Hotel Fazenda Curva do Rio, Rei Dos Queijos, Sicoob Credigerais, Sicoob Noroeste De Minas, Shalon Floricultura e Decorações, Sorveteria Moranguinhos, Supera – Ginástica para o Cérebro, Posto Cachoeira, Polícia Militar e Primavia Veículos.

Reportagem: José Ney Lopes

Fotos: José Ney e Natanael