Conheça o único unaiense que tem o curso de formação política no RenovaBR

0

Os grupos e movimentos de renovação e formação política tomaram corpo no país após a onda de manifestações de junho de 2013. Os atos ganharam um tom de insatisfação com os políticos e partidos tradicionais. Em 2018, em meio a uma crise de representatividade, o número de alunos e apoiadores destes grupos se multiplicou. Esses movimentos ajudaram a eleger 58 políticos em 2018, sendo 30 no Congresso.

Entre eles, nomes como Tiago Mitraud (Novo-MG), Tábata Amaral (PDT-SP), Vinicius Poit (Novo-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES). Essa tendência de renovação chega agora para ganhar espaço nas eleições municipais, e ao que tudo indica tende a apresentar caras novas as câmaras e prefeituras.

Rafhael de Paulo é bacharel em Relações Internacionais e pós-graduado em Gestão pública, nasceu em Unaí e pretende concorrer novamente ao cargo de vereador na cidade. Em sua primeira tentativa obteve surpreendentes 471 votos, resultado muito positivo para quem acabara de retornar à cidade e disputava o seu primeiro pleito.

Em 2019 formou-se na primeira turma do RenovaBR Cidades, e agora está participando do módulo avançado, que teve seu início nos dias 07, 08 e 09/02 na cidade de São Paulo. Nesta etapa avançada que vai até junho, o objetivo é que os pré-candidatos possam aprender ainda mais sobre os problemas de seus municípios e se capacitem para criar soluções concretas para esses problemas.

“Nessa turma vamos tratar de temas essenciais, como desenvolvimento urbano, educação em primeira infância, saúde, água, esgoto. Problemas reais das cidades brasileiras. E isso não tem lado, não tem ideologia. O RenovaBR estuda e ensina a partir de dados, evidências científicas e exemplos de projetos bem-sucedidos Brasil afora. É primordial repensar as cidades, que é onde as pessoas moram”, afirma o fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej.

Só em Minas Gerais, o RenovaBR tem 80 alunos do Módulo Avançado e 42 alunos do Programa de Extensão que pretendem concorrer nestas eleições municipais, na região noroeste os alunos Rafhael de Paulo (Unaí) e Igor Santos (Paracatu) têm a missão de serem a resposta ao desejo de renovação dos eleitores.