O prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, ganhou mais uma batalha contra a Covid-19 e as complicações que o vírus provocou em seu organismo. Na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro, 10 dias depois de sair pela segunda vez da UTI, ganhou alta do hospital Med Center, na cidade de Patrocínio. O prefeito ainda não vem para Unaí, ficará na casa do filho, o médico Felipe Branquinho, até a próxima quarta, dia que está programada sua vinda para o município unaiense.
Quase um mês de luta
José Gomes Branquinho se hospitalizou no final do ano passado, em Unaí, no hospital Santa Helena, devido ao agravamento da Covid-19. No dia 30 de dezembro foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) IntensiLife, instalada no Hospital Santa Mônica, em Unaí-MG.
No dia 31 foi transferido para a UTI do hospital MedCenter, na cidade de patrocínio, local de trabalho do seu filho que acompanhou todo o seu tratamento. Durante uma semana Branquinho apresentou melhora significativa e no dia 07 de dezembro ganhou alta da UTI, no entanto o seu quadro clínico se agravou e ele teve que lutar contra outro inimigo avassalador, a sepse, uma infecção no sangue que pode levar até a morte.
Por isso Branquinho retornou para a UTI no dia 11 de janeiro, onde foi feito um novo procedimento com um tratamento específico para combate à sepse. Ele reagiu bem ao tratamento e ganhou alta da UTI no dia do aniversário de Unaí, sendo mesmo dia empossado como prefeito da cidade já no quarto do hospital MedCenter.
Depois da alta da UTI no dia 15 de janeiro, por orientação médica, o chefe do executivo de Unaí ficou mais 10 dias em um leito normal do hospital e hoje, 25 de janeiro, ganhou alta definitiva e terminará o tratamento de reabilitação em casa.
Aos poucos
Num vídeo feito pelo seu filho Felipe, o prefeito Branquinho se apresentou à população de Unaí, mais forte, sem ajuda de aparelho para respirar e afirmando que sabe da grande importância de um tratamento cauteloso para a sua recuperação.
“Estou ciente da minha responsabilidade no processo de reabilitação, a pancada foi forte, mas graças a Deus as sequelas que me aborreceram muito já estão sendo superadas, graças a Deus. Estou consciente que terei que voltar às minhas atividades devagar, dar tempo ao tempo, fazer o que eu der conta de fazer. Felizmente a nossa equipe é sensacional, Unaí está muito bem. O que eu peço a vocês é um pouco mais de paciência comigo, porque o ritmo vai ser um pouco mais lento. Gratidão a todos, de coração,” disse Branquinho, em vídeo gravado na casa de seu filho, na cidade de Patrocínio, destinado aos unaienses.
Reportagem: José Ney Lopes
Foto: Arquivo pessoal de familiares do prefeito