Amnor realiza assembléia e discute saúde e saneamento básico

0

Tendo como pauta a Pandemia da Covid e o Saneamento Básico, a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas realizou na tarde de 12 de abril, a 179ª Assembleia Geral. Aos prefeitos e demais participantes, o gerente de saúde da Microrregião Noroeste, José Juliano, fez uma rápida explanação sobre as ações do combate à pandemia na região e ressaltou a importância de os municípios informarem os dados da doença para a GRS e reconheceu que as secretarias municipais estão sufocadas, tendo em vista que o quantitativo de dados aumentou e os operadores não. Ele sugeriu que as prefeituras desloquem pessoas de outros setores para atender tais demandas.

O presidente da Amnor e prefeito de Natalândia, Geraldo Magela, quis saber como está o processo de contratação dos médicos sem revalida e Juliano respondeu que estão estudando e discutindo a lei, ele disse ainda entender que será feito um cadastro geral a nível de estado, que deverá fazer a contratação e encaminhar para os municípios. O prefeito de Buritis, doutor Kenny Soares interviu e disse que o Conselho Regional de Medicina deverá intervir e o Ministério da Saúde terá que agir, uma vez que a lei estadual está ilegal, pois há problema com a classe, já que vai estar destituindo médicos formados no Brasil.

Para ele, o Congresso terá que fazer lei específica para que os municípios possam contratar. Keny aproveitou para saber como está a questão das vacinas para a segurança pública, e informou que está sofrendo muita pressão dos servidores da área em função de o governador ter mandado vacinar, mas não enviou a vacina. Ele questionou também como agir em relação a aplicação da primeira dose (D1) e da segunda (D2), se aplica tudo como primeira, ou se guarda metade para a segunda. Juliano então explicou que soltaram a deliberação, mas não estava explicativa, e que depois veio a nota técnica, dando detalhes de como deveria ser a atuação, alertando aos prefeitos que em hipótese alguma saiam da orientação e dos critérios do Estado, que está seguindo a orientação do Ministério.

Mais recursos

O vice-prefeito de Paracatu, Gabriel Ferrão, pediu que a Amnor cobre do governador a abertura de uma agenda para os prefeitos da região, para que façam uma pressão e cobrem mais recursos para o Noroeste.

Representação

Durante a Assembleia ficou decidido que a Amnor faria convite aos deputados com votos na região para que os mesmos carregassem a principal bandeira do Noroeste de Minas, a construção do Hospital Regional.

Saneamento

Agora com a participação dos secretários municipais de meio ambiente, a Assembleia da Amnor passou a discutir saneamento básico. O consultor Edson Martins foi convidado a falar sobre o tema e destacou a situação da política nacional de resíduos sólidos e suas novas regras. Ele afirmou que os municípios da região estão à frente de muitos outros do país, mas precisam ficar bem atentos com as obrigações constantes do plano nacional.

Reportagem: Rubens Martins