O produtor Rural Doutor Altir de Souza Maia, um grande defensor do Agro Negócio de Unaí e região, chegou a óbito nesse domingo, 09 de maio de 2021. A notícia triste de sua morte foi repassada em uma nota feita pelo Sindicato Rural de Unaí, instituição onde ele presidiu por 13 anos.
Tanto no Sindicato Rural quanto nas cooperativas ligadas ao setor, o produtor sempre buscou alavancar as instituições, fortalecer o produtor rural e agregar conhecimento e representatividade política Brasil afora. Já trouxe em congressos realizados no Palácio Rural, deputados, senadores, ministros da Agricultura e as maiores autoridades e palestrantes do Brasil ligados ao Agro Negócio.
No Sindicato Rural, fez história, tanto em realizações de eventos quanto na estruturação do próprio sindicato. Na sua última gestão, conseguiu reorganizar a casa, estruturar o parque e passar ao seu sucessor uma estrutura forte e ainda com dinheiro em caixa. O Sindicato Rural de Unaí era sua paixão.
Doutor Altir de Souza Maia, natural de Tiros/MG, nascido em 07/08/1930, faleceu em 09/05/2021 aos 90 anos de idade devido complicações acometidas pela covid-19.
Advogado, também foi chefe do Departamento de Patrimônio Imobiliário da Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte; Diretor Fundiário do INCRA; Diretor da Academia de Letras Agrárias – ABLA; Vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Agrário ABDA; Vereador e Presidente da Academia Unaiense das Letras e das Artes.
Era viúvo de Gildina Soares de Souza Maia, falecida em 05/04/2021 aos 84 anos, deixa os filhos Marcos Vinícius e Marco Antônio.
O sepultamento ocorreu nesse domingo 09/05/2021, em Unaí/MG.