Numa coletiva realizada no Campus da UFVJM, um dos diretores da Universidade, Wesley Santiago, falou um pouco da história do campus em Unaí até neste ano de 2022, ressaltou a importância da relação da Universidade com a população da região noroeste e que todos podem se sentir orgulhosos do que já viram e do que virá pela frente.
O início
Criado em 27 de fevereiro de 2014, a partir da Resolução nº 03 do Conselho Universitário da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a UFVJM Campus Unaí é sem sombra de dúvidas o resultado do esforço coletivo das lideranças e pessoas do Noroeste de Minas. Como marco da instalação do Campus Unaí, temos o dia 04 de março de 2014, ocasião em que ocorreu a primeira aula magna do novo campus.
Nascida com o propósito moral de transformar a vida de seus alunos e das comunidades da região noroeste, consolidou-se como líder na oferta de educação superior em Ciências Agrárias, tendo conquistado resultados que lhe permite concorrer em igualdade com instituições localizadas nos grandes centros nacionais.
O Brasil está de olho no Campus Unaí
Apesar das dificuldades e desafios enfrentados nesses oito anos, sobretudo as incertezas vividas nos dois últimos, o Campus vem se transformando numa organização ágil e dinâmica, eficaz, impactante e líder, tornando-se inovadora no ensino superior brasileiro.
Para quem pensa que os universitários são apenas da região, está enganado, o Brasil está de olho na evolução da UFVJM em Unaí. Além de estudantes procedentes dos 19 municípios do Noroeste de Minas, a instituição de ensino conta ainda com adeptos do Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará. Seus quase mil alunos estão matriculados nos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Comprometimento
Durante o período da atual gestão, todos os colaboradores estão engajados e contribuindo para a transformação de instituição. A Universidade não poderia ter alcançado o progresso significativo que fez sem o trabalho árduo e a criatividade de toda equipe. A melhoria nos atendimentos e processos foi apoiada pelos diretores gerais e também pela comunidade local, os quais se envolveram com o processo de mudança através de treinamentos e reuniões administrativas.
“Neste momento podemos orgulhosamente afirmar que as realizações de nossa equipe têm sido reconhecidas local e nacionalmente. Tanto é, que recebemos o reconhecimento da Câmara Municipal de Unaí pelos excelentes serviços prestados em prol do município de Unaí e de todo o Noroeste Mineiro. No âmbito interno da Universidade, nossa equipe contribuiu para que nossos cursos alcançassem excelentes notas no CPC/MEC, colocando nossa unidade acadêmica como referência nacional no ensino de Ciências Agrárias,”salientou Wesley Santiago.
Uma nova cara
Estrategicamente localizado no município de Unaí, o Campus tem se consolidado como um excelente espaço para o aprendizado prático, dinâmico e inovador. A infraestrutura tem recebido consideráveis investimentos, novos ambientes têm sido criados para promover a qualidade de vida daqueles que permanecem todo o dia na Universidade, além de fomentar a visitação por membros da comunidade local para atividades de esporte, lazer e cultura.
Com as melhorias alcançadas ao longo do último ano, a UFVJM ficou mais próxima de concluir o anseio de seus diretores e colaboradores, ser uma universidade sem fronteiras, que fornece acesso à educação superior inovadora e de alta qualidade para toda a população do Noroeste Mineiro.
Ainda neste ano, será construída a pavimentação interna do Campus Unaí, a portaria que dá acesso ao espaço físico da Universidade e outras importantes instalações para que a unidade acadêmica continue logrando êxito nos rankings nacionais e internacionais.
Ainda tem mais
Destaca-se a implantação do Hub de Inovação do Noroeste de Minas em nosso campus, resultado de um acordo de cooperação com instituições de fomento regional, será uma instalação de desenvolvimento de pessoas e negócios de nível mundial. Com essa instalação, aumentaremos a colaboração e parcerias com atores públicos e privados, fortalecendo a comunidade local e criando uma presença excepcional da UFVJM no Noroeste de Minas.
“Ainda existem muitos desafios a serem superados, principalmente para adequar a infraestrutura do campus à dignidade e prestígio de uma Universidade Federal. Em breve as obras paradas serão retomadas e novos cursos poderão ser ofertados neste campus, porém, no momento nosso sonho é executar o projeto da portaria, pois este vai garantir maior segurança ao patrimônio público e também valorizar os espaços de nosso campus. A universidade já possui projeto e materiais para execução da portaria, mas permanece em busca de um parceiro que possa viabilizar gratuitamente a mão de obra pra sua execução,” concluiu Wesley.