Foi realizado no dia 02 de abril de 2022 o primeiro Cine-Quintal. O projeto é o cine clube da Cia Pé na Estrada, grupo de teatro que agora apresentará em seu espaço filmes diversos, de ficção e documentário.
A ideia é que o cine-quintal apresente todo mês um filme diferente, sempre com um bate-papo mediado ao fim do filme, momento aberto para que os presentes compartilhem suas impressões.
Nessa primeira edição o Cine Quintal apresentou o filme nacional Rio 40 Graus, longa-metragem de ficção, de 1955, dirigido pelo cineasta carioca Nelson Pereira do Santos, filme considerado obra fundamental do Cinema Novo, movimento estético que revolucionou a forma como o cinema brasileiro representa e filma temas nacionais. A exemplo, Rio 40 Graus apresenta uma visão plural da cidade do Rio de Janeiro, expondo principalmente suas adversidades, suas injustiças e misérias.
O público dessa primeira sessão pôde assistir ao filme, projetado em um lençol pendurado no varal do Teatro de Quintal e, no final, a discussão deixou clara a atenção com que a audiência recebeu o filme, cenas inteiras foram analisadas pelos espectadores, chamando a atenção para detalhes mínimos.
A Companhia de Teatro Pé na Estrada afirma que o Cine Quintal é uma ideia antiga dos integrantes que sempre se reuniram para assistir filmes em pesquisas criativas do grupo. “Sempre quisemos apresentar filmes com discussão para pessoas do bairro e da cidade, queríamos abrir para todo mundo esses momentos que rolavam no grupo”, diz o gestor do teatro de quintal André Campos, ator da Cia Pé na Estrada.
Em maio o Cine Quintal colocará em cartaz um filme novo, certamente um filme nacional, que ajude a entender a beleza do cinema brasileiro e a expressão específica da arte cinematográfica.
Fonte: Cia de Teatro Pé na Estrada