Unaí encena 2022: novos artistas estão por vir

0

Iniciou neste mês de abril o Unaí Encena, um projeto que tem como objetivo a capacitação de artistas de Unaí para a direção teatral e de estudantes para arte do ator. Oficinas práticas estão sendo ministradas por uma equipe de artistas especializados nas diferentes áreas que compõem a encenação. Cinco espetáculos serão montados e apresentarão na Mostra de Teatro Unaí Encena 2022, fase final deste projeto e evento já tradicional em Unaí, que a Cia. de Teatro Pé na Estrada realiza mesmo com pouquíssimo apoio e que segue persistindo por temer muito a perda dessa tradição.

Então no ano de 2018 a Cia. Pé na Estrada e Prefeitura Municipal de Unaí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, retomaram o projeto e realizou também no ano de 2019. Iniciou o projeto em 2020, porém a pandemia interrompeu a finalização do projeto. Em 2021 teve apoio financeiro vindo da Lei Aldir Blanc, no edital nº16-2020 do estado de Minas Gerais.

Assim, este projeto compreende três etapas básicas:

1.            CURSO DE DIREÇÃO TEATRAL

Para o curso de direção, foram convocadas cinco pessoas que desenvolvem atividades teatrais na cidade, sobretudo, na condição de diretor, e que possuam registro como artista na Secretaria de Cultura de Unaí. Foram oferecidas, no entanto, cinco vagas, pois apenas cinco grupos se formaram ao longo do processo, produzindo os cincos espetáculos que serão dirigidos por esses cinco artistas.

O curso de Direção Teatral será ministrado principalmente pelo coordenador artístico-pedagógico do projeto, o ator e professor de teatro Rogério Luiz, que oferecerá aos artistas ferramentas que os ajudem a analisar o próprio trabalho, além de referências que inspirem e encorajem para o ato criativo que vem em seguida, as oficinas de montagens;

2.            OFICINAS DE MONTAGENS

Para as oficinas de montagens, a produção do projeto, com o auxílio dos artistas que frequentaram o curso de direção, irão à escola estadual Maria Assunes Gonçalves para estabelecer parceria apresentando o projeto “Unaí Encena” e convocando a participarem das oficinas de montagens, estudantes do Ensino Médio que se interessem pela atividade teatral. Convidaremos 20 estudantes a participarem do curso, e que devidamente autorizados por seus responsáveis, iniciarão as oficinas com treinamentos e técnicas de interpretação teatral para atuar em um dos cinco espetáculos que serão montados no processo.

Nessas oficinas de montagem a coordenação do projeto contará com a ajuda de profissionais do teatro de Unaí, de Brasília-DF, Cavaltante- GO e Trindade-Go que diversificarão as técnicas que serão abordadas;

3.            MOSTRA DE TEATRO UNAI ENCENA

Os Festivais de Teatro em Unaí são uma tradição, a Mostra de Teatro Unaí Encena realizada pela Cia. Pé na Estrada também é. Nela serão apresentados para o público dos diversos bairros de Unaí os cinco trabalhos desenvolvidos ao longo das duas etapas anteriores. Com isso se objetiva uma movimentação na área teatral, oferecendo aos artistas uma estrutura para colocar em prática suas poéticas, um espaço para discussão de novas práticas teatrais e de estratégias para os grupos e artistas se manterem em atividade, pesquisar, produzir e apresentar à cidade uma variedade de entretenimento e de expressão cultural, novos pensamentos e comportamentos diversos.

Fonte: Companhia de Teatro Pé na Estrada