Amnor desembarca em Dom Bosco, realiza a 3ª reunião itinerante e anuncia mais uma grande conquista

0

A Associação dos Municípios do Noroeste de Minas – Amnor – realizou em Dom Bosco, no auditório da nova Prefeitura, dia 18 de agosto, a 3ª reunião itinerante da gestão Igor Santos. Com a presença de quase todos os prefeitos da região, do deputado estadual Bosco, do ex-deputado federal Renato Andrade e de lideranças como vereadores e secretários municipais, a Associação anunciou e marcou data para um dos maiores feitos de sua história, a conquista de aproximadamente 8 milhões de reais em maquinários, através da Codevasf, que serão oficialmente entregues no último dia deste mês, na sua sede em Paracatu.

O prefeito de Paracatu e presidente da Amnor, Igor Santos, que chegou um pouco depois devido a compromissos em Belo Horizonte, ressaltou que a conquista dos maquinários é um ganho extraordinário e vai possibilitar que a Amnor cumpra ainda melhor o papel para a qual foi criada lá em 1976, auxiliar os municípios e promover o desenvolvimento regional. O prefeito de Dom Bosco e anfitrião, Nelson Salsicha, falou da grata satisfação por sediar uma reunião histórica como esta da Amnor.

Ele creditou a conquista ao ex-deputado federal Renato Andrade e ao senador Rodrigo Pacheco, que fizeram gestões junto à Codevasf e conseguiram a liberação dos maquinários. “Renato é o nosso eterno deputado”, exclamou Salsicha. O vice-prefeito, Nelson Mendes, disse que Dom Bosco conta com a Amnor, agradeceu a Associação pela reunião em seu município e afirmou que os novos maquinários vão ajudar muito o Noroeste.

Falando em nome do Convales, do qual é vice-presidente, o prefeito de Formoso, Dinarte Ornelas, destacou que os benefícios a serem proporcionados pelas máquinas que estão chegando para a Amnor serão inúmeros.

Geraldo Magela, prefeito de Natalândia e presidente do Cisreuno, externou a alegria por tratar de assuntos de grande relevância para a região e ressaltou que a Amnor itinerante proporciona às lideranças conhecer melhor os municípios e suas peculiaridades. Gê concluiu elogiando a gestão municipal e parabenizando-a pelo novo prédio da Prefeitura.

A prefeita de Uruana de Minas, Tânia Menezes, também elogiou a administração municipal e revelou que já imaginava as melhorias em Dom Bosco, tendo em vista saber da dedicação do prefeito Nelson Salsicha. Ela voltou a frisar que o Noroeste quer ter seu devido reconhecimento por parte do Governo de Minas e pregou a união dos prefeitos. “Sozinho ninguém dá conta, precisamos do apoio de todos”.

O presidente da Câmara de Dom Bosco, vereador Francis Braga, destacou que a Amnor está bem representada pelo prefeito Igor e reforçou a tese de que o Noroeste deve seguir unido.

O superintendente administrativo da Amnor, Vânio Ferreira, reforçou a importância das reuniões itinerantes e anunciou a agenda para as próximas. “Em setembro será no município de Cabeceira Grande”.

Máquinas para o desenvolvimento Um dos responsáveis pela conquista das máquinas junto a Codevasf, o ex-deputado Renato Andrade se fez presente na reunião em Dom Bosco. Ele confirmou a entrega para o dia 31 de agosto em Paracatu e reafirmou que são aproximadamente 8 milhões de reais em maquinários para atender os municípios do Noroeste de Minas. Andrade disse que foi procurado Prefeito anfitrião e vice presidente da Amnor Nelson Salsica juntamente com o presidente Igor Santos, que levaram a demanda da Amnor ao senador Rodrigo Pacheco e foi prontamente atendido. Ele lembrou que enquanto parlamentar encaminhou mais de 60 milhões para a região e disse que o Noroeste pode continuar contando com o seu apoio.

FPM

A queda no repasse do Governo Federal através do FPM – Fundo de Participação dos Municípios – foi um assunto que dominou boa parte da reunião em Dom Bosco. O prefeito anfitrião, Nelson Salsicha, puxou a pauta e foi seguido pelos demais oradores. De acordo com os gestores presentes, a queda foi tão brusca, que nos municípios menores está quase impossível honrar a folha de pagamento. Salsicha lembrou que os munícipes batem na porta do prefeito para solicitar melhorias, mas não sabem o que está acontecendo com os repasses de Brasília. “A situação está crítica”, lamentou.

ITR

A reunião da Amnor em Dom Bosco contou ainda com uma importante palestra sobre ITR – Imposto Territorial Rural. Para ministrá-la, a Amnor trouxe do Paraná, o consultor da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, Joarez Lima Henrichs, bacharel em direito pós-graduado em gestão pública e especialista no apoio à fiscalização do ITR.

Henrichs atua em defesa das causas municipalistas percorrendo os estados brasileiros levando informações e dividindo conhecimento com equipes e gestores municipais. As orientações passadas vão servir para nortear os prefeitos do Noroeste em atualizações que precisam ser feitas nos cadastros do município.

O superintendente Vânio Ferreira explicou que esta foi mais uma forma que a Amnor encontrou para ajudar os municípios a melhorar suas receitas sem aumentar os impostos pagos pelos cidadãos. Além do ITR, Joarez Henrichs repassou dicas importantes da CNM.

Representação

Forte parceiro do município de Dom Bosco, o deputado estadual Bosco ouviu todas as reivindicações feitas durante a reunião itinerante e garantiu aos gestores da região que vão fazê-las chegar ao Governo de Minas. Ele enxergou que o Noroeste, como um todo, está carente de representação e se colocou à disposição da região. “Esqueçam a disputa política, quero estar em todos os municípios buscando formas de ajudá-los na resolução de seus problemas”. Bosco destacou o trabalho desenvolvido pelos prefeitos, lembrando, por exemplo, a época da pandemia, quando os gestores municipais colocaram a “cara a tapa” e foram para a linha de frente tentar garantir a saúde dos cidadãos e defender a economia de seus municípios. Bosco finalizou afirmando ser muito grato ao Noroeste Mineiro.

Anfitrião

A 3ª reunião itinerante da Amnor foi encerrada pelo anfitrião Nelson Salsicha. Ele agradeceu o prestigio de todos, convidou os visitantes a permanecerem na cidade para a Festa do Peão, reafirmou a importância da troca de experiências que acontece nas reuniões da Amnor e falou do orgulho em receber tantas lideranças e ouvir que Dom Bosco está bem melhor