AMNOR realiza Assembleia e prefeitos descartam lockdown

0

A Associação dos Municípios do Noroeste de Minas convocou uma Assembleia geral na tarde desta terça-feira, 16 de fevereiro, para discutir a recomendação da Superintendência Regional de Saúde, que pediu a decretação de Lockdown na Macrorregião Noroeste como forma de barrar a pandemia da Covid-19.

Os prefeitos, assessores, secretários municipais, presidente do cosems e vereadores que participaram da Assembleia ponderaram sobre o assunto e descartaram a decretação de lockdown, optando por restringir algumas atividades em seus municípios.

De acordo com as ponderações feitas, os prefeitos encontram resistências de diversos segmentos, sobretudo comercial, o que dificulta a decretação de medidas ainda mais restritivas do que as que se encontram em vigor nos municípios da região.

Alguns dos prefeitos pediram que seja marcada uma audiência com o comandante regional da Polícia Militar no sentido de solicitar uma atuação maior da corporação no que concerne a impedir as aglomerações que vêm ocorrendo à noite e aos finais de semana. Outra importante sugestão foi a criação do Disque Denúncia Municipal para que as pessoas possam denunciar anonimamente.

Mesmo tendo que assumir o ônus, os prefeitos acordaram em afinar o discurso e tomar medidas restringindo ainda mais as atividades de forma a proteger a vida sem que a economia sofra grande impacto negativo.

Uma minuta será produzida pelo departamento jurídico da Amnor, em regime de urgência, e os prefeitos voltarão a se reunir para discutir as propostas e tomar as medidas conjuntamente.

Prefeitos que não puderam participar da reunião disseram, através de seus representantes, que vão seguir as orientações que partirem do senso comum entre os gestores.

O prefeito de Natalândia e presidente da Amnor, Geraldo Magela, sugeriu que uma nova assembleia seja realizada após a reunião da GRS que está marcada para esta quinta-feira, 18 de fevereiro. A sugestão foi acatada pelos demais.

Os participantes sugeriram também a busca de mais recursos para a saúde do Noroeste junto ao Governo do Estado. Como exemplo, citaram Samu de urgência e emergência, Hospital Regional e mais leitos de UTI. A Assembleia da Amnor foi realizada de forma on-line.

Reportagem: Rubens Martins