Localizada num ponto estratégico desta região, Unaí foi sede de mais uma reunião itinerante da Amnor – Associação dos Municípios do Noroeste de Minas. O encontro foi realizado durante todo o dia 12 de julho, na sede da Igreja Presbiteriana Renovada, e reuniu prefeitos, vereadores, secretários e outras lideranças de toda que discutiram temas de suma importância para o Noroeste Mineiro.
Abertura
Anfitrião, o prefeito José Gomes Branquinho externou a satisfação em receber tantas lideranças em Unaí, deu boas vindas e afirmou que aquele seria um dia promissor. “Hoje aqui, vamos tratar de assuntos extremamente importantes e que vão de encontro com os anseios da nossa população, entre eles, meio ambiente, tema em que precisamos avançar muito”.
Branquinho ressaltou a importância da Amnor no processo de desenvolvimento da região e pregou a união entre os prefeitos para que, de fato, o Noroeste se desenvolva. Ele falou também sobre como está o processo de construção do Hospital Regional, já bem adiantado, e voltou a levantar a bandeira da inclusão de cursos da área de saúde no Campus da UFVJM em Unaí, entre eles, o de medicina.
O prefeito de Arinos e presidente do Convales, Marcílio Almeida, afirmou ser obrigação dos prefeitos atuar em todas as frentes e pontuou alguns assuntos como a queda no Fundo de Participação dos Municípios e as questões ambientais que afligem os gestores municipais e precisam ser discutidas. Ele concluiu conclamando aos municípios maiores como João Pinheiro, Paracatu e Unaí a apoiarem os municípios menores em algumas questões, como por exemplo, na logística reversa.
Vice-presidente da Amnor, o prefeito de Dom Bosco, Nelson Salsicha, um dos principais responsáveis pela conquista da Amnor junto a Codevasf, também pregou a união de todos os prefeitos em prol do Noroeste Mineiro e solicitou maior atenção aos municípios de menor porte. O prefeito de Natalândia e presidente do Cisreuno, Geraldo Magela, parabenizou a Amnor pela reunião itinerante em Unaí, bem como os prefeitos Igor e Nelson pela conquista de aproximadamente 10 milhões de reais em máquinas através da Codevasf.
Representando a Câmara de Unaí, a vereadora Dorinha Melgaço levantou a bandeira da saúde e, emocionada, solicitou aos prefeitos que abracem a causa. Ela pediu atenção das lideranças para as pessoas com câncer, denunciou que muitos morrem esperando o tratamento adequado e chamou a atenção para o fato de que pacientes viajam longas distâncias sob efeito da quimioterapia. Parceiro da Amnor e dos municípios, o Sebrae foi representado pelo gerente regional Marcos Geraldo, que entre outras, destacou a Amnor como uma instituição importante e que precisa ser ainda mais fortalecida.
Conquista
Durante a reunião em Unaí, os prefeitos receberam o superintendente substituto da Codevasf, Aroldo Mauro Junior. Ele anunciou a parceria com a Amnor e confirmou a liberação de 14 maquinários para a Associação. As máquinas totalizam quase 10 milhões de reais e serão entregues agora no inicio de agosto. Aroldo Junior disse ainda que a Codevasf está fazendo um diagnóstico a fim de conhecer as demandas dos municípios da região para poder ajudá-los melhor e afirmou que a empresa tem grande potencial para beneficiar os municípios.
O prefeito de Paracatu e presidente da Amnor, Igor Santos, agradeceu ao prefeito Nelson Salsicha pelo empenho junto a Codevasf e revelou que os maquinários vão dobrar a capacidade de atendimento da Amnor. “Esta será uma entrega histórica”, adiantou Igor. Ao concluir, ele lembrou os projetos que estão chegando ao Noroeste, graças à união das lideranças, e garantiu que vai abraçar a pauta do curso de medicina defendida pelo prefeito Branquinho.
Agilidade
Após uma apresentação do que é a Codevasf, uma empresa pública do Governo Federal que só em Minas Gerais atua com projetos em 343 municípios, os prefeitos tiveram uma audiência com os técnicos e o superintendente em Unaí. Nesta reunião, os prefeitos tiraram dúvidas, pediram principalmente agilidade na liberação dos pedidos dos municípios e mais atenção ao Noroeste em detrimento do Norte de Minas.
Itinerante
De acordo com o superintendente administrativo da Amnor, Vânio Ferreira, a próxima reunião itinerante será no município de Dom Bosco, no dia 18 de agosto. O presidente Igor Santos ressaltou a importância das reuniões itinerantes, que de acordo com ele, colocam as lideranças da região a par das peculiaridades de cada município. Já ao final da reunião, o prefeito de Urucuia, Rutílio Cavalcanti, parabenizou a Amnor pela reunião itinerante e por estar buscando solucionar os problemas dos municípios.
Eldson Amorim, prefeito de Cabeceira Grande, parabenizou o doutor Vânio Ferreira pelo trabalho na superintendência administrativa da Amnor e reforçou a importância de os prefeitos seguirem unidos. O prefeito de Chapada Gaúcha, Jair Montagner, falou de sua experiência numa missão com o Sebrae na Europa e salientou que a solução para os problemas do meio ambiente deve ter como base a educação, ou seja, conscientização.
Dinarte Ornelas, prefeito de Formoso, reforçou a tese da união entre os gestores para que pautas importantes para o Noroeste continuem a ser colocadas na roda de discussão. Para concluir, Dinarte decretou: “vamos todos trabalhar, pois, para descansar, teremos a eternidade”.
Meio ambiente
Assunto em voga, por todo lado, desde sempre, o meio ambiente dominou a pauta da reunião da Amnor em Unaí. A gestão de resíduos sólidos no Noroeste de Minas é uma preocupação antiga, mas que vem encontrando solução junto a ApaN, uma associação de proteção ambiental fundada em Unaí, que tem um projeto neste sentido com destaque em nível nacional.
O presidente da ApaN, Altegno Dornelas; a secretária de Meio Ambiente de Unaí, Cátia Regina, e o representante da Extrato Soluções, José Siqueira; explanaram sobre a exitosa experiência que está ganhando outros estados do país e ajudando os municípios do Noroeste a resolver o problema da logística reversa de resíduos sólidos.
Antes de passarem o passo a passo da participação no projeto, a secretária Cátia Regina ressaltou que é preciso colocar o meio ambiente no lugar que ele merece. “Cuidando certinho das questões ambientais, vamos fazer sobrar recursos para outras áreas como a saúde”, disse. Cátia lembrou a atuação da Amnor na área ambiental e reforçou que é preciso conscientizar toda a população. Ela finalizou afirmando que a ApaN é a única instituição brasileira apta a receber e destinar os resíduos da logística reversa, e está em Unaí.