A Cooperativa Agropecuária Unaí – Capul – realizou mais um Encontro de Mulheres Cooperativistas, esta foi a nona edição do evento que já se tornou tradição e conta com a participação de mulheres de toda a área de atuação da Cooperativa. O palco do Encontro, realizado neste dia 26 de novembro, foi o espaço Kalahari em Unaí, e as atrações foram diversas, todas com o intuito de motivar cada vez mais a participação da mulher nos negócios do campo.
Abertura
Como de costume na Capul, o evento teve inicio pontualmente as 9 da manhã e contou com a participação do presidente Raimundo Sauer e sua esposa Leonice, bem como do vice Manoel Faria. Eles deram as boas vindas às mulheres cooperativistas e ressaltaram a importância da participação de cada uma na vida da Capul. Manoel Faria elogiou a organização e reafirmou que o Encontro é muito importante para a Cooperativa. Em poucas palavras, o presidente Raimundo Sauer também deu as boas vidas às mulheres, parabenizou a organização e passou a palavra à sua esposa Leonice Sauer, que externou o quanto é bom um encontro como aquele e parabenizou a diretoria da Capul por proporcionar à mulher do campo momentos tão prazerosos. Ela finalizou sugerindo que todas juntas fizessem a oração do Pai Nosso.
Conhecimento
O IX Encontro de Mulheres Cooperativistas da Capul foi recheado de informações de grande importância para o dia a dia da mulher do campo e de seus familiares. A veterinária Regiane Joslim abriu a programação mostrando o que a Capul vem fazendo para incentivar os jovens a serem protagonistas no cooperativismo. Entre as ações, está a fundação do Comitê de Jovens Cooperativistas da Capul, já em fase adiantada e com jovens incentivados a participarem. A cooperativista Sheila Nunes testemunhou a participação de seus filhos nas ações da Capul e reforçou a necessidade de apoio aos jovens. Regiane provocou outras mulheres e estas se dispuseram a falar sobre o assunto. Todas reforçaram que o jovem deve ser incentivado no que tange a participação na vida da cooperativa. Entre um assunto e outro, divertidas dinâmicas de grupo levaram muita descontração ao Encontro.
Jandiras
Ainda durante a palestra foram apresentadas as Jandiras, um grupo que surgiu após um Encontro de Mulheres Cooperativistas com o intuito de ampliar a convivência entre elas. A idéia deu certo e hoje as Jandiras realizam uma série de atividades juntas, sempre apoiando e incentivando umas as outras. Jandira é uma amiga imaginária da humorista Concessa.
Estatuto
As participantes do Encontro tiveram também uma aula sobre o estatuto da Capul. A advogada Juliana Couto ministrou palestra destacando principalmente a importância do estatuto social e os direitos e deveres inseridos no mesmo, entre outros. Ela explicou ainda como é o funcionamento da Cooperativa em geral.
Oportunidade
O agrônomo Fabrício Andrade ministrou uma palestra motivacional incentivando as mulheres a abraçarem as oportunidades, utilizando principalmente a ciência para aumentar a lucratividade. Ele apresentou alternativas viáveis para as mulheres do campo. A produtora rural Sônia Bonato veio logo na sequencia e aplicou mais uma injeção de ânimo nas participantes do Encontro da Capul. Bonato conscientizou as mulheres sobre o potencial de cada uma, principalmente no agronegócio. “Somos sim responsáveis por alimentar pessoas”, afirmou Sônia, em contraponto ao que pensa a maioria sobre o papel da mulher no campo. Ela expôs toda sua experiência e seu crescimento que vieram a partir da busca por conhecimento. “Descubra seu potencial, e tenha propósitos”, concluiu.
Confraternização
O Encontro de Mulheres Cooperativistas da Capul contou com momentos muito especiais. Dinâmicas de grupo, música boa com Emanuele Morais e um brinde a felicidade e a vida das mulheres. Elas receberam botões de rosas e brindes oferecidos pela Capul.
Tradição
Em entrevista à imprensa, o presidente Raimundo Sauer declarou que o Encontro é uma forma de homenagear aquelas que de acordo com ele são o sustento da família Capul. “Que este Encontro continue por muitas gerações”. O vice-presidente Manoel Faria reforçou a importância da presença de cada uma que faz do Encontro um grande e tradicional evento. Mariele Souza, gerente de marketing da Capul, destacou que o Encontro alcançou seu objetivo, “de integrar, capacitar, incentivar e apoiar a participação da mulher no cooperativismo, em sintonia com os valores e princípios da doutrina cooperativista, de autoajuda, responsabilidade mútua e igualdade”.