O novo presidente da Amnor está recebendo uma associação pronta para deslanchar e continuar os projetos que vão de encontro com os anseios dos gestores dos municípios do Noroeste Mineiro. De acordo com o prefeito Igor Santos, a casa está arrumada, os colaboradores estão motivados e os maquinários em perfeita ordem para atender as demandas das prefeituras. “Nós conseguimos ampliar o número de maquinários, levamos a Amnor para os municípios, promovemos mais conhecimento aos servidores e o mais importante, preparamos o caminho para que a Amnor possa passar pelas alterações as quais está sujeita agora com a nova lei das associações. A casa está arrumada, a Amnor está em ordem”, garantiu o então presidente Igor Santos.
Conquistas
O superintendente administrativo da Amnor, doutor Vânio Ferreira, pontuou uma série de conquistas da Associação ao longo do ano de 2023. Ele lembrou que mesmo com a brusca queda no repasse do FPM aos municípios, o que afetou consideravelmente a Amnor no campo financeiro, ainda assim foi possível realizar investimentos, que na sua visão, eram de suma importância para o bom andamento da Amnor e das prefeituras como um todo. Doutor Vânio citou como exemplo a realização de cursos, aquisição de máquinas, veículos, reformas, entre outros.
Prestação de contas
Ao apresentar as contas relativas ao exercício 2023, o contador da Associação, Joãozinho da Audicope, explicou que não foi possível fechar as contas até dezembro em razão de problemas de ordem pessoal do colaborador responsável pelo financeiro da Amnor, motivo pelo qual as contas apresentadas foram referentes ao período de janeiro a setembro do referido ano. “A Associação conta hoje com uma operação financeira moderna, teve uma significativa evolução nos bens, o controle interno está bem equilibrado e tem uma liquidez geral de 1,88 para cada 1 real devido. Isto na iniciativa privada é muito bom”, afirmou Joãozinho.
Nova assembleia
Devido a questionamentos sobre o período das contas, o próprio vice-presidente da gestão, o prefeito Nelson Salsicha, de Dom Bosco, e o conselheiro fiscal Dinarte Ornelas, prefeito de Formoso, sugeriram que fosse dado novo prazo e marcada uma nova data para apreciação das contas, o que foi prontamente atendido pelos prefeitos. A assembleia para prestação de contas já está marcada para o final de março.
Edson Sabino é o 1º prefeito de Lagoa Grande a presidir a Amnor
Carismático e muito sereno, o prefeito de Lagoa Grande, Edson Sabino, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas – Amnor. Ele será o primeiro prefeito de Lagoa Grande a colocar sua fotografia na galeria de presidentes da Associação e comandar ações políticas e administrativas de cunho regional no Noroeste Mineiro. Antes dele, nenhum outro prefeito do município havia assumido a função.
Aclamação
Desde o ano passado já se sabia quem seria o próximo presidente da Amnor. À Época, um acordo entre os prefeitos ficou definido o nome do prefeito Edson Sabino como sucessor do prefeito Igor Santos. Na tarde de 31 de janeiro deste ano, como parte da pauta da assembleia geral, realizou-se então a eleição que foi definida por aclamação. Edson Sabino foi eleito presidente, tendo como primeiro vice o prefeito de Dom Bosco, Nelson Salsicha, e segundo vice-presidente o prefeito de Cabeceira Grande, Professor Eldson Amorim.
Futuro
De acordo com os prefeitos que fizeram uso da palavra durante a assembleia, a Amnor continuará em boas mãos. Além de pragmático, o novo presidente da Amnor tem experiência de vida e experiência administrativa, uma vez que se encontra no final de seu segundo mandato como prefeito de Lagoa Grande. O prefeito de Paracatu e então presidente da Amnor, Igor Santos, afirmou que preparou o terreno para esta gestão e garantiu que a “Associação está pronta para decolar sob o comando do senhor Edson Sabino”. O prefeito de Natalândia, Geraldo Magela, disse que a Amnor passa por mais um momento importante, destacou o fato de que pela primeira vez o município de Lagoa grande assume a direção da Associação e afirmou que a Amnor está em boas mãos. O prefeito de Urucuia e vice-presidente do Convales também deu crédito ao novo presidente e colocou o Consórcio à disposição para futuras parcerias. “Queremos a Amnor e o Convales fortalecendo juntos”, declarou Rutílio Cavalcanti.
União
O novo presidente, Edson Sabino, fez poucas ponderações a respeito do cargo que assume. Ele disse apenas que vai dar continuidade às ações da Amnor em prol de uma região cada vez mais desenvolvida e pediu união entre todos os municípios. Edson Sabino declarou ainda que vai precisar da colaboração de todos os prefeitos para que a Amnor tenha uma gestão bem efetiva neste ano de 2024.