O Consórcio de Saúde dos Vales do Noroeste, Convales, que vai passar a se chamar Consórcio de Desenvolvimento e Valorização dos Municípios, realizou sua assembleia geral ordinária na tarde de 23 de janeiro e tratou de diversos assuntos com os prefeitos dos municípios consorciados. A assembleia se deu na sede do Consórcio em Arinos e teve em sua pauta deliberação sobre alteração do contrato de consórcio e estatuto social; prestação de contas do exercício 2023; apresentação das ações realizadas no exercício; eleição e posse da nova diretoria e ainda a inauguração da Galeria de Presidentes.
Assembleia
Aberta pelo prefeito de Arinos e presidente do Convales, Marcílio Almeida, a assembleia foi extensa, porém muito produtiva. Os prefeitos presentes iniciaram os trabalhos deliberando sobre alteração do contrato de consórcio e estatuto social. De acordo com o assessor jurídico do Convales, o ex-prefeito de Bonfinópolis de Minas Donizete Antônio, as principais alterações estão relacionadas à inclusão do município de Cocalzinho – Goiás, como mudança no nome do consórcio e na composição da diretoria, bem como no quadro de funcionários visando atender todas as demandas do Consórcio. As alterações propostas, após discutidas pelos prefeitos, foram aprovadas por unanimidade. O presidente Marcílio deu continuidade destacando os saltos dados pelo Consórcio durante suas gestões, 2022 e 2023, cujo objetivo foi a promoção do desenvolvimento em todos os municípios consorciados. Ele convidou a secretária executiva, Irene Guedes, para expor tais ações. Foram muitas e em várias áreas, como: procedimentos de saúde; transporte de pacientes; coleta seletiva; licitações compartilhadas, além de projetos executados e em andamento. Sobre estes, Marcílio Almeida pediu aos prefeitos mais agilidade através de suas assessorias, no que se refere ao fornecimento de dados e documentos necessários à implantação dos projetos. A primeira parte da assembleia se concluiu com a prestação de contas, quando o contador Gilmar Azevedo, fez o detalhamento dos gastos do Consórcio durante o exercício de 2023. A execução orçamentária do Convales movimentou aproximadamente 20 milhões de reais, mais outros quase 22 milhões em convênios.
Homenagem aos ex-presidentes
Em homenagem aos gestores municipais que já passaram pela presidência do Convales, foi criada e inaugurada a Galeria de Presidentes. O descerramento da galeria ficou por conta do presidente Marcílio, o vice Dinarte e a secretária executiva Irene Guedes. Ela classificou aquele dia como mais um que entra para a rica história do Consórcio e ressaltou a importância de homenagear aqueles que deram sua valorosa contribuição para o desenvolvimento do Convales. O então presidente do Convales, Marcílio Almeida, lembrou que a galeria era em atendimento a uma antiga solicitação de alguns prefeitos e destacou a importância de se preservar a história do Consórcio.