Após entregar uma série de obras à comunidade dombosquense, o prefeito Nelson Pereira de Brito, com o apoio do vice-prefeito Nelson Mendes e sua equipe de governo, entendeu que Dom Bosco precisava de, e merecia, um novo paço municipal. A antiga Prefeitura carecia de vários reparos e já não dispunha mais de espaço para abrigar a administração, que cresceu junto com o município.
Inauguração
Na noite de 23 de junho, a obra foi colocada à disposição da comunidade, num evento que entra para a história. O prefeito Nelson Salsicha, acompanhado pelo vice prefeito Nelson Mendes, vereadores, prefeitos de outros municípios do Noroeste, o deputado Bosco, comunidade e autoridades regionais inaugurou a reforma e ampliação do prédio da prefeitura municipal. “Esta obra, simplesmente, significa economia, porque o prédio anterior era pequeno e com poucas salas. Com essa ampliação vamos economizar cerca de 8 mil reais por mês em aluguéis e várias outras secretarias e órgãos do governo municipal serão instalados aqui”, declarou o prefeito Salsicha.
A importante obra
A reforma e ampliação foi executada pela Essa Construtora, o valor da obra foi de 941 mil, 238 reais e 65 centavos, sendo incorporadas outras despesas de quase 347 mil reais com o elevador, mobiliário, letreiro, monumento e o jardim, chegando ao valor total de 1 milhão 288 mil 198 reais e 65 centavos, sendo, em sua maioria, recursos do governo do Estado e o restante em recursos próprios do município.
A nova Prefeitura
Na parte inferior ficam a recepção; a sala do empreendedor; a Emater; banheiros; a copa; as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Agropecuária e Serviços Rurais, Esporte, Lazer e Turismo e de Governo; as salas de recursos humanos e contabilidade; escada e elevador; além da parte exterior do prédio com estacionamento e jardinagem. No andar superior, que não existia, estão agora a recepção com a galeria de ex-prefeitos; amplo auditório; banheiros; a sala de assessoria e engenharia; as secretarias de Fazenda e Administração e o gabinete do prefeito.
Homenagem póstuma
O novo prédio da Prefeitura recebeu o nome de “Espaço Adão Antônio Pereira”, em homenagem ao engenheiro civil que prestou relevantes serviços ao município. Adão nasceu em 1953, na cidade de Morada Nova de Minas. Em 1964, juntamente com seus pais, Divino Pereira da Silva e Alminda Alves da Silva, e sua irmã Maria Zilda, mudaram-se para Forquilha do Espinho. Sua mãe fundou a primeira escola rural da região em sua propriedade.
Ele estudou em Brasilândia de Minas e concluiu o ensino médio em Belo Horizonte, onde se formou em Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), iniciando a carreira de engenheiro civil em João Pinheiro onde se casou com Cláudia Nílvia Cézar Campos e tiveram as filhas Isabella e Luísa.
Ficando viúvo casou-se com Márcia Valinhas Pereira e tiveram os filhos João Pedro, Luís Antônio e Maria Clara. Ele executou a maioria das obras de edificações públicas no município de Dom Bosco, como a escola Dalva Maria de Abreu; a Unidade Básica de Saúde Euzébio de Siqueira; a estação de tratamento de água do município; o primeiro andar da prefeitura municipal; 21 moradias populares; a obra do lago Belarmino com a orla e a quadra do anexo.
Fez o cercamento com alambrado do Estádio Municipal Nazilão, e sob sua orientação foram realizadas obras de melhorias da ponte do Gado Bravo. Ele também executou o projeto da Unidade Básica de Saúde Ronivon José Cândido da Fonseca e a reforma da Escola Estadual Dom Bosco. Dr. Adão faleceu em 2016 em decorrência da gripe H1N1.
A cerimônia
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e convidados, como os prefeitos de Bonfinópolis de Minas e Natalândia; a representante do prefeito de Buritis, Ana Paula; o secretário executivo da AMNOR, Vânio Ferreira; o presidente do Sicoob Credipinho, Claudio Antônio de Souza; o diretor da Regional de Saúde de Unaí, José Juliano; o assessor do senador Rodrigo Pacheco, Carlos Eduardo Pereira Furtado; o deputado estadual Bosco; familiares do homenageado; líderes religiosos; além de vereadores e lideranças políticas como Betinho de Brasilândia. Todos os oradores da noite destacaram o carisma e o empreendedorismo do prefeito Nelson Salsicha à frente do município com projetos, programas e obras que alavancam o desenvolvimento e colocam Dom Bosco como um dos municípios que mais cresce no Noroeste de Minas.
Sonho de criança
O prefeito Nelson Salsicha lembrou que aos 12 anos de idade encontrou com o doutor Adão Pereira e disse a ele que iria ser prefeito da Forquilha do Espinho, hoje Dom Bosco: “Olha o destino, olha a história. Uma criança falar que ia ser prefeito de um distrito que nem era cidade, e isso aconteceu, e dois anos antes do doutor Adão falecer, na cidade de Felixlândia, ele me contou essa história que eu nem lembrava.
Então, não poderia ser diferente essa homenagem prestada a um homem que não só em Dom Bosco, mas em todos os lugares que passou, deixou seu nome marcado”, O prefeito Nelson Salsicha fez um detalhado discurso enumerando a relação e parceria com todos que estavam no palanque oficial, destacando o secretariado e a comunidade que sempre o apoiou, fazendo um balanço de sua administração e citando as principais obras realizadas que estão dentro do plano de governo.
“Dos 853 municípios do Estado de Minas Gerais, estamos entre os 10 com menor arrecadação, não é fácil gerir esse município. E sempre digo, que todos os prefeitos que passaram por aqui, deram a sua contribuição. Nós conseguimos, nesses dois anos e meio de mandato, investir aqui mais de 18 milhões de reais, isso é fruto de trabalho, gestão pública de qualidade, capricho e zelo”, disse o prefeito Salsicha, anunciando também a conquista de uma série de maquinários para o município. “Ao final do nosso mandato vamos cumprir 95% do nosso plano de governo, entregamos dia a dia para Dom Bosco, dignidade e qualidade de vida, sinal que estamos administrando com muita responsabilidade o dinheiro público”, concluiu o prefeito.
Mais recursos
Grande parceiro do município, o deputado estadual João Bosco, que já alocou milhões em verbas para o executivo local, anunciou a liberação de mais 1 milhão de reais para a pavimentação de ruas, dando continuidade às obras iniciadas já no primeiro mês de governo.