Família Salgado é uma das principais famílias que fizeram e fazem história na Romaria de Santo Antônio do Boqueirão .
A família Salgado é um exemplo a ser seguido. Diversas gerações se passaram contribuindo com a existência da Festa do Boqueirão, e até hoje a família faz questão de fazer o trajeto, que antes era o único meio de transporte, da estrutura da montagem da festa e para o acampamento dos romeiros, o Carro de Bois. Agora o percurso é exclusivamente para manter acesa essa chama de União e Fé que está a queimar há décadas.
Desta forma, foram 3 dias e mais de 60 quilômetros percorridos, foi o trajeto feito pela família Salgado e amigos para a romaria deste ano de 2022. Idosos, crianças, homens e mulheres unidos com um único objetivo, não deixar morrer essa tradição usada antes como transporte não só pelos Salgados, mas por todas as famílias que frequentavam o Boqueirão.
Hoje a tradição dos Salgados é mantida por uma geração fruto do Boqueirão, Joaquim Salgado e Amélia Medeiros de Andrade se conheceram e casaram na Romaria, escrevendo assim mais uma história desta família tão relevante na existência dessa festa que chega próximo aos 300 anos.
“Filhos, netos, bisnetos, genros, noras, primos e amigos caminhando para manter a tradição e com isso não deixando morrer o amor e a união da família que anda tão esquecido por este mundo afora,” disse uma das filhas do casal.
Reportagem: José Ney Lopes / Marcus Vinicius (Zoom)
Fotos: Kaymon Rayone