Mais uma tradição mantida pela Associação de Muladeiros de Unaí é a Cavalgada de Santa Cruz. O evento é realizado com o objetivo de manter esse trajeto feito ao distrito de Santo Antônio do Boqueirão montado em mulas, burros ou cavalos. Dezenas de muladeiros, cavaleiros e amazonas, participaram da Cavalgada de Santa Cruz, que teve início na cidade de Unaí, saindo do Loteamento Laguna e culminando em frente a igreja velha do Boqueirão.
Foram cerca de 40 quilômetros percorridos, desbravados em cerca de 8 horas de viagem. Os participantes receberam a bênção na saída e na chegada no distrito. O presidente da Associação de Muladeiros, Sargento Rodrigues, salientou a importância de manter essa cultura que durante muitos anos foi a única forma de locomoção dos romeiros. Fisse ainda que os muladeiros de Unaí e região sempre estarão na luta de manter tradições que passaram em diversas geração e que não poderão cair no esquecimento.
A Associação dos Muladeiros da cidade de Unaí foi fundada em junho de 2005, com o objetivo de assegurar a cultura da prática do tropismo, acontecimento excepcionalmente importante para o Brasil na época da colonização em transporte de cargas, carnes, sais, ouro e minério que ocorria sobre o lombo de burros e mulas, principalmente do sul do país até o estado de Minas Gerais.
A Associação dos Muladeiros de Unaí reverencia e valoriza não somente a herança cultural, mas também manter atividades de comitivas, como por exemplo as viagens a Barretos, Parati, Aparecida do Norte, Brasília, Caldas Novas e outros tantos locais que os muladeiros vão representando sua bandeira e também a bandeira de Unaí por vários estados brasileiros, como durante o deslocamento de Minas Gerais para o estado do Rio de Janeiro, passagem feita pela estrada real, um marco na existência da Associação.
Reportagem: José Ney Lopes
Fotos: José Ney e Hamiltom