Surpreendentes 2 milhões de reais são arrecadados no Arca de Noé

Unaí realmente é um local diferenciado, onde sua população deixa a marca da filantropia e tem prazer em contribuir, seja qual for a ação. A 12ª edição do Arca de Noé quase não foi realizada devido a pandemia, no entanto, todos os clubes de Rotary de Unaí se uniram em prol de um único evento e todos se tornaram O ARCA.

Em menos de 3 meses o novo formato foi idealizado e executado com sucesso. O leilão, que era realizado em um único dia, foi dividido em dois, de objetos e serviços totalmente virtual, e de animais presencial e também pelo telefone. Mesmo com um público muito reduzido o leilão de animais de pequeno e grande porte, realizado nesse domingo, no parque de exposições, foi totalmente emocionante.

O Leilão Beneficente Arca de Noé  foi idealizado pelo Rotary Club Unaí Centenário há 12 anos e agora em 2020 veio a necessidade de transformá-lo num evento que tem como realizadores todos os clubes de rotarys da cidade. Além do Centenário, o Rotary Unaí, Rio Preto e Capim Branco passaram a participar mais efetivamente das decisões do evento, além, claro, de todas as Casas da Amizade. Outras entidades como o Abrigo e APAE participam como parceiras do evento.

Gratidão

Uma palavra muito usada pelos organizadores do evento que retrata um sentimento de todos envolvidos no Arca de Noé. A gratidão aos unaienses que não mediram esforços para fazer de um evento o símbolo da filantropia, dedicação e persistência. A edição do evento neste ano de 2020 deixa uma lição: mesmo em tempos de crise o amor e bondade do povo unaiense sempre será maior.

Cooperativismo

Se o principal do sistema cooperativismo é cooperar, no Arca de Noé isso ficou explícito. Além do esforço inenarrável dos cooperados, diretores e funcionários da Coagril movimentando cerca de 50% da arrecadação.  Essa edição ainda teve outros dois reforços de peso, o Sicoob Noroeste de Minas, que destinou 150 mil reais da sobra dos lucros, que seria distribuída no Capital Social de cada cooperado, e também a CAPUL, que além de doar produtos de sua fábrica de ração, movimentou uma equipe para arrecadação de bovinos e equinos.

Até o momento foram arrecadados R$2.002.932,99, esse valor é bruto, tem o desconto de 5% para quem pagar à vista, e por isso o repasse líquido às entidades poderá ser um número menor.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes