VI Encontro de Mulheres Cooperativistas da Capul

Integração, capacitação, incentivo e apoio a participação da mulher no cooperativismo

A Capul – Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda realizou na manhã de 26 de novembro o VI Encontro de Mulheres Cooperativistas. O evento foi realizado no Salão Social do Hotel Fazenda Curva do Rio e contou com a participação de mulheres associadas e de esposas de cooperados.

Boas vindas

O presidente Raimundo Sauer e o vice João Luiz fizeram questão de participarem da abertura oficial do Encontro e dar as boas vindas às participantes. João Luiz lembrou que aquele era um dia especial, de alegria e de muito conhecimento. “Sentimo-nos honrados por saber que saíram de longe e vieram participar”, declarou o vice-presidente.

Raimundo Sauer frisou a importância da presença de cada uma das mulheres, a quem chamou de “esteio da família”. Ele disse que é preciso valorizar a mão de obra feminina e anunciou que para 2020 a Capul está com bons projetos voltados para a mulher do campo. “Que este seja um dia iluminado”, desejou o presidente da Cooperativa. Logo, foi apresentado um vídeo institucional sobre a Capul, que atua em 10 municípios do Noroeste de Minas.

Descontração

Num clima de boas vindas, a humorista Cida Mendes, incorporada na personagem de Concessa, teceu uma boa prosa com as participantes e deixou o Encontro ainda mais descontraído. Com muito humor, Concessa falou de saúde da mulher, de sexo, auto-estima e das relações entre pessoas.

Conhecimento

O Encontro proporcionou também muito conhecimento às mulheres cooperativistas. A enfermeira Lorrane Silva Barbosa Freitas, especialista em dermatologia, abordou sobre prevenção do envelhecimento cutâneo e sistêmico. Beleza, saúde da pele, envelhecimento, manchas, dicas de prevenção e tratamento estiveram na pauta e foram direitinho de encontro com o dia a dia das mulheres que lidam no campo. A palestrante encerrou sua participação reforçando a importância da hidratação da pele e passou uma receita de máscara caseira.

Depois foi a vez das participantes aprenderem com a enfermeira Nathalia Oliveira Martins, que abordou a construção do cuidado com a menopausa e a prevenção do câncer de colo uterino e mama. Ela destacou que a passagem do climatério, que antecede a menopausa, é diferente para cada mulher, e passou dicas e estratégias para amenizar os sintomas da fase, como: não fumar, alimentar corretamente, praticar exercícios físicos e buscar um pouco de diversão. Por último, Francisca Miralda Santos falou sobre auto-estima e superação, dando como exemplo sua própria vida, marcada por grandes dificuldades. Durante as palestras as mulheres cooperativistas tiveram oportunidade de sanar suas dúvidas e todas foram dirimidas.

Confraternização

Após adquirir conhecimentos importantes para quem lida no campo, as participantes almoçaram e tiveram um momento para se confraternizarem.

Reportagem: Rubens Martins
Fotos: José Ney Lopes