Neste último sábado, 02 de abril, a Associação de Muladeiros de Unaí realizou um evento para marcar a retomada das atividades, pois desde o início da pandemia as ações do grupo ficaram mais restritas e agora voltam a todo vapor. O percurso da cavalgada foi de 30 quilômetros, tendo início na Noroeste Leilões e culminando na fazenda do Maromba. Dos 25 integrantes da associação, 23 participaram da comitiva, que é o pontapé inicial de muitos percursos que serão desbravados neste ano.
A Associação dos Muladeiros da cidade de Unaí foi fundada em junho de 2005, com o objetivo de assegurar a cultura da prática do tropismo, acontecimento excepcionalmente importante para o Brasil na época da colonização em transporte de cargas, carnes, sais, ouro, minério, que ocorria sobre o lombo de burros e mulas, principalmente do sul do país até o estado de Minas Gerais.
Desta forma os muladeiros de Unaí têm essa dedicação em preservar a cavalgada sobre lombo de burros e mulas, procurando sempre animais mais dóceis e de bom andamento, mantendo a tradição daquilo que era fundamental no passado para o transporte da boiada e alimentos na região.
A Associação dos Muladeiros de Unaí reverencia e valoriza não somente a herança cultural, mas também manter atividades de comitivas, como por exemplo as viagens a Barretos, Parati, Aparecida do Norte, Brasília, Caldas Novas e outros tantos locais que os muladeiros vão representando sua bandeira e também a bandeira de Unaí por vários estados brasileiros, como durante o deslocamento de Minas Gerais para o estado do Rio de Janeiro, passagem feita pela estrada real, um marco na existência da Associação.
Filantropia
Outra grande questão diligente é a respeito do apoio a eventos que têm como objetivo angariar fundos para ações humanitárias, ajudando de forma direta os mais necessitados de Unaí através de eventos como o Churrascando, Festa da Moagem e Arca de Noé, dando apoio a jantares, almoços e outros eventos, tendo participação também em projetos de cidades vizinhas.
A Associação de Muladeiros de Unaí tem no seu quadro associativo um grupo seleto de empresários, agrônomos, produtores rurais, advogados e inúmeras outras atividades profissionais de todas as idades.