Prefeitos da AMNOR priorizam construção do Hospital Regional

0

Os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas elegeram como prioridade número 1 para o Noroeste a construção do Hospital Regional. O assunto foi pauta da 180ª Assembleia Geral da Amnor, realizada na tarde desta segunda-feira, 19 de abril.

Força política

A Assembleia foi dividida em dois momentos e contou com a participação de deputados das duas esferas. No primeiro momento, às 13 horas, os prefeitos se reuniram com deputados estaduais, e num segundo momento, as 17 horas, com deputados federais.

Hospital

Apesar de discutirem também a questão do Samu Regional, já em fase de implantação, e da falta de médicos para o interior, cujo projeto se encontra em tramitação no Congresso, os prefeitos e deputados utilizaram a maior parte da Assembleia tentando encontrar alternativas que solucionem o problema da falta de tratamento de alta complexidade, ressaltando que o Noroeste é a única região de Minas com tal deficiência e, portanto, precisa transportar seus pacientes, às vezes por mais de mil quilômetros, pra fazer um cateterismo, por exemplo, causando transtornos às administrações municipais e sofrimento aos pacientes e seus familiares. Devido a isso, os prefeitos defendem como solução a construção de um Hospital Regional no Noroeste.

Unaí

Sugerido pelo prefeito José Gomes Branquinho e acatado pelos demais participantes da Assembleia, o Hospital Regional seria construído em Unaí, onde já está disponível inclusive o terreno. O prefeito declarou que Unaí tem uma verba para ser aplicada na construção do Hospital, mas falta a participação do Estado.

Branquinho sugeriu ainda que, num primeiro momento, o Estado faça uma parceria com o município de Unaí e utilize o Hospital Municipal para atender tais demandas, assim a região teria fôlego para superar as burocracias de uma obra pública e esperar a construção e funcionamento do Hospital Regional. Vários prefeitos defenderam a ideia e afirmaram que vão atuar nas duas frentes concomitantemente.

Parlamentares

Quatro deputados estaduais e cinco deputados federais, além de assessores, participaram da Assembleia da Amnor e encamparam a ideia dos gestores do Noroeste de Minas. Eles se comprometeram em envidar esforços para que o Hospital Regional se torne realidade. Na esfera estadual, os deputados Arlen Santiago, Gil Pereira, Inácio Franco e João Bosco, bem como assessores de outros parlamentares, concluíram que vão, como primeiro ato, apresentar um requerimento na Assembleia Legislativa oficializando ao governador essa necessidade do Noroeste.

Na esfera federal, os deputados Igor Timo, Newton Cardoso Junior, Weliton Prado, Zé Silva, Zé Vitor e também assessores de outros parlamentares se comprometeram a levar o assunto para uma reunião da bancada de Minas e juntos buscarem alternativas para solucionar o problema da região.

Videoconferência

A Assembleia foi realizada por videoconferência e contou com a importante participação do gerente Regional de Saúde da Microrregião Noroeste, José Juliano Espíndola. O prefeito de Natalândia e presidente da Amnor, Geraldo Magela, após sanar algumas dúvidas junto aos participantes, agradeceu a participação de todos e concluiu afirmando esperar que da Assembleia surjam bons frutos para o povo do Noroeste de Minas.

Reportagem: Rubens Martins