Prefeitos da AMNOR vão tomar medidas conjuntas de combate à pandemia

0

A partir de hoje, 19 de fevereiro de 2021, novos decretos serão publicados pelos gestores dos municípios que compõem a Amnor no Noroeste de Minas. Ao final da tarde desta quinta-feira, 18 de fevereiro, foi realizada, por videoconferência, a 177ª Asembleia Geral Extraórdinária da Amnor e, em consenso, os prefeitos aprovaram a carta de recomendação 003/2021 que deverá ser seguida por todos os municípios.

Ao abrir a Assembleia, o prefeito de Natalândia e presidente da Amnor, Geraldo Magela Gomes, destacou que o momento é de unir esforços em torno de um objetivo, salvar vidas. A superintendente administrativa da Amnor, Ivonete Antunes, que mediou o debate entre prefeitos, secretários municipais e assessores, entre outros, explanou os motivos que levaram a Associação a convocar a AGE e convidou o gerente regional de saúde do Noroeste, José Juliano, para expor a situação de momento na região.

Entre outras informações, José Juliano relatou que o momento é crítico e que a GRS, em parceria com os municípios de Paracatu e Unaí, está ampliando o número de leitos clínicos e UTIs para atender os cidadãos acometidos pelo vírus. Ele informou também que houve uma reunião entre secretários de saúde e representantes do Ministério Público Estadual no sentido de alinharem as medidas a serem tomadas para combater a pandemia.

Uma informação dada por José Juliano colocou a região em alerta máximo. Ele afirmou que a GRS foi oficialmente comunicada pelo Estado de Goiás, que uma cepa, ou seja, uma nova variante, foi detectada num município fronteiriço ao Noroeste de Minas.

De volta às discussões sobre quais medidas tomar, os participantes da assembléia ponderaram sobre todos os pontos da carta de recomendação, cuja minuta foi elaborada pelo setor jurídico da Amnor, e aprovaram diversas medidas restritivas a serem tomadas em conjunto por todos os municípios do Noroeste. (Veja carta de recomendação abaixo).

Entre as principais restrições estão o encurtamento no horário de atendimento dos restaurantes e a proibição de vendas de bebidas alcoólicas para consumo no local em qualquer horário.

Ao finalizar a Assembleia, o prefeito Geraldo Magela voltou a descartar a decretação de lockdown e disse esperar contar com a conscientização da população para, juntos, vencerem a covid.

Também foi solicitado ao gerente regional de saúde que o Estado desenvolva uma campanha para conscientizar as pessoas do perigo que traz as aglomerações.

Reportagem: Rubens Martins

Veja a carta de recomendação da Amnor enviada aos prefeitos e prefeita do Noroeste de Minas: